Jogador do Sampaio, Arlindo Maracanã assumiu o time interinamente para o jogo de estreia na Série B do Campeonato Brasileiro. Por causa das dificuldades para acertar com um substituto de Oliveira Canindé, que deixou o clube após a derrota na final do Campeonato Maranhense, o volante está confirmado no comando do Tricolor até este sábado.
- Na verdade, eu até pensei, porque nunca passou pela minha cabeça ser treinador. Ontem à tarde estavam buscando um treinador, mas não tinha ninguém no clube. Inicialmente, eu não quis, mas depois pensando, acabei aceitando. Mas é muito diferente você deixar de ser treinado e passar a comandar. Espero ter sorte - disse Arlindo Maracanã.
Em sua carreira, Arlindo, que começou como lateral-direito, já atuou como goleiro, volante, meia e atacante, quando defendeu o Ceará entre 2004 e 2010. Quando retornou ao Tricolor, em 2011, apesar de chegar para jogar em sua posição original, logo foi deslocado para jogar como volante.
Neste período comandou a equipe na conquista da Série D de 2012 e do vice-campeonato da Série C de 2013, além de ser campeão maranhense em 2012 e 2014. Em 2015 entrou em campo pela última vez no dia 18 de março, quando o Sampaio perdeu por 3 a 1 para o Sport na última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste.
Ocupando a nova função no clube, Arlindo lembra do carinho e respeito que tem com os demais jogadores. Entretanto, agora como treinador, espera que a relação não mude por causa de eventuais mudanças.
- Aqui no grupo todo mundo gosta de mim. A partir de sábado, eu não sei se vai continuar assim porque eu vou ter que escolher 11. Alguns que são titulares podem perder a vaga e a gente sabe que jogador, quando você mexe, cada um reage de um jeito. Vou procurar fazer o melhor do que aprendi ao longo do tempo. Já tenho meu esquema tático, os 11 na minha cabeça e as opções para entrarem no jogo. Espero ter sorte e depois voltar para a minha função de jogador.
Apesar da primeira experiência como treinador, Maracanã destaca que já tem um esquema pronto. - Todo time tem um jeito de jogar. Na Série B muitos times jogam com uma linha de quatro, três volantes, um meia de ligação e dois atacantes. Esse é o esquema que quero usar, até porque é um jogo fora. Isso não quer dizer que a gente vai ficar atrás. Vou colocar volantes que sabem fazer gols, que são jogadores que tem força para chegar na frente.
Na tarde dessa quinta-feira, Arlindo comandou treino no CT Boliviano, ocasião em que definiu o time que vai sair jogando contra o Vitória-BA, neste sábado, às 16h30. Para o confronto contra o Vitória, o Tricolor não contará com o lateral-direito Daniel Damião, o zagueiro Luiz Otávio e o volante Dudu, todos lesionados.
O novo treinador deverá ser anunciado somente na segunda-feira e assumirá a equipe antes do jogo de volta contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil. Leo Condé, que estava na Caldense, e Itamar Schulle, foram procurados pela diretoria do time.
Publicado em Esporte na Edição Nº 15300
Comentários