O árbitro imperatrizense Wallace Lima Froes, um dos responsáveis pela escalada do badminton em Imperatriz e que já formou vários atletas, pode participar das Olimpíadas do Rio de Janeiro.
Wallace Lima vai participar da última etapa da 31ª edição do Brazil International Badminton Cup, que é um torneio preparatório para os árbitros de badminton se qualificarem.
A qualificação é uma oportunidade de atuar nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A formação ocorre entre os dias 9 e 13 de março, em São Paulo.
O evento é organizado pela Federação Mundial de Badminton (BWF), Badminton PanAm e Confederação Brasileira de Badminton. Wallace é graduado em Educação Física e, atualmente, é árbitro nacional de badminton e juiz de linha internacional. Agora ele busca se tornar um juiz de linha olímpico, por isso a participação no torneio é tão importante, pois a pontuação é muito apreciada pelos atletas em função das Olimpíadas deste ano. No ano passado, Wallace Froes foi convocado para trabalhar em uma competição em que ele recebeu uma boa avaliação como fiscal de linha.
Wallace é o único maranhense que busca ser juiz olímpico no badminton. Ao todo, serão convocados 50 juízes para o campeonato internacional. Para participar do evento, Wallace teve que contar com a ajuda de algumas pessoas. Um dos apoios foi do presidente da Unisulma, faculdade onde ele estudou, Dimas Salustiano.
“É com uma enorme satisfação que eu recebo esse apoio, e graças ao Dimas eu poderei concretizar esse sonho de estar na primeira e talvez a única olimpíada da América do Sul. Quero parabenizar pela iniciativa, já que são poucas pessoas que valorizam o esporte e o profissional de badminton”, disse.
O professor Wallace Froes é uma das referências do Maranhão e até em nível norte/nordeste quando se fala em badminton. Ele é o principal coordenador dessa modalidade esportiva nos Jogos Escolares Imperatrizenses (JEIs) e Jogos Escolares Maranhenses (JEMs).
Publicado em Esporte na Edição Nº 15518
Comentários