Kart da categoria Rotax Júnior, que é pilotado por Henry Forest

Henri Forest vem mostrando grande evolução a cada corrida, e nesta semana (1 a 5 de julho), o piloto de 13 anos parte para o maior desafio da temporada até aqui. O maranhense já está em Florianópolis, em Santa Catarina, para disputar o Campeonato Sul-Americano de Kart, que acontece no Kartódromo Arena Sapiens.
A categoria Rotax Junior, onde Henri corre, é uma das mais competitivas do campeonato e terá 27 participantes, sendo 10 estrangeiros, entre 12 e 16 anos. Essa será a primeira experiência internacional do maranhense, apesar de ser realizada em solo nacional nesta edição, o que é uma motivação a mais para o jovem piloto. Neste ano, Forest está correndo regularmente na Copa São Paulo de Kart, o mais importante campeonato regional do país, onde conquistou um pódio na última etapa, há 15 dias.
O formato do Sul-Americano também é uma novidade para Forest. Serão 13 treinos de 10 minutos cada entre quarta e sexta-feira, para acerto do equipamento. No sábado, a disputa começa para valer, com a classificação pela manhã e três baterias de 10 voltas cada – nessas corridas, os pilotos perdem pontos conforme sua colocação (o primeiro perde 0 pontos, o segundo 1, e assim sucessivamente), e essa pontuação define o grid de largada da pré-final, que acontece no domingo e tem 16 voltas, assim como a grande final, com 20 voltas, que vai decidir o campeão.
Além do troféu, o vencedor ganha uma vaga no IRMC Grand Finals, a Final Mundial do Campeonato, que acontece em Portugal, no mês de novembro, e é conhecida como as Olimpíadas do Kart.
Henri Forest corre pela equipe MZ Racing e tem como treinador o piloto da Stock Car, também representante do Maranhão, Rafael Suzuki. O piloto tem o apoio de Governo do Maranhão e Fribal Franchising.
“Estou bem ansioso para o campeonato, terão vários pilotos estrangeiros e o nível será muito alto. Mas apesar de muitos serem mais velhos e experientes, estou confiante, porque já treinei na pista e acredito que vou conseguir andar bem. O traçado é bem difícil, tem curvas de alta e baixa velocidade, grandes retas, e nesse período está bem frio, então tem de tomar cuidado no início das atividades, porque o pneu demora mais para esquentar. Treinei bastante fisicamente também, e estou preparado para esse desafio”.