O prefeito Sebastião Madeira iniciou o seu segundo mandato realizando mudanças no secretariado. Entre as pastas que sofreram mudanças, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sedel) foi a que mais cresceu com a nomeação do secretário Saulo Aranha de Castro e Costa, o Saulo Dino.
A nomeação de Saulo Dino foi considerada, por muitos, um gol de placa do prefeito Madeira, já que estava nomeando o irmão do governador do estado, Flávio Dino.
Em sua posse, Saulo Dino se comprometeu em dar cara nova à Sedel e disse que o objetivo nos primeiros 100 dias de ação era resgatar os jovens das drogas através do esporte, em parceria com a Secretaria da Juventude, que também estava com novo secretário.
De início, o então novo secretário montou uma equipe de trabalho experiente e eficaz, da qual fazem parte Márcio Papel (adjunto), professores Isnande Barros, Wallace Fróes, Dinalva Benigno e José Hércio (coordenadores), entre outros. Em seguida, juntamente com sua equipe, colocou em prática ações, entre elas o fomento do esporte na cidade e zona rural. As ações passaram pelos Jogos Escolares de Imperatriz (JEIs), em sua 34ª edição, que contou com a participação de mais de 8 mil alunos/atletas e quase 100 escolas. Por duas semanas Imperatriz respirou os JEIs pelos quatro cantos da cidade, com 22 modalidades realizadas nas quadras, ginásios, piscinas, kartódromo e no estádio municipal Frei Epifânio.
Saulo inovou com a criação de projetos esportivos, como o Programa Ruas de Lazer, que foi lançado no centro, com a realização de várias modalidades esportivas e expandidas para os bairros de Imperatriz. Realizou o Primeiro Campeonato Paradesportivo de Imperatriz (CAPAZ), logo após os JEIs; Corrida 16 de Julho (evento que faz parte das comemorações dos 163 anos de Imperatriz), com mais de 8 mil em premiação, além da Seletiva para os 43º Jogos Escolares do Maranhão, onde a cidade de Imperatriz vai participar com a presença de mais de 1.000 alunos/atletas, nas categorias infantil e infanto, tanto no masculino como no feminino.
A Sedel realizou, também, o Festival Esportivo de Férias, na Praça de Alimentação do Imperial Shopping, com início na última quinta-feira (23), encerrando ontem, sábado (25), ocasião em que o público visitante pôde participar, gratuitamente, de atividades recreativas, como jogo de tênis de mesa, dama e xadrez. O Festival Esportivo foi realizado em parceria com o Imperial Shopping e a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel).
Cavalo de Aço
O secretário de Esporte e Lazer, Saulo Dino, também disponibilizou apoio ao time do Imperatriz (Cavalo de Aço), campeão maranhense de 2015, onde a Sedel dispensou os 10% de taxa de aluguel do estádio municipal Frei Epifânio, viabilizou por um mês o café da manhã de todos os jogadores, além de disponibilizar espaços publicitários ao redor do gramado, onde o clube negociou as placas de publicidades. Investiu em reformas no estádio, melhorando as condições do gramado, iluminação, cabines de rádios e inaugurou um telão de led na final do estadual.
A Sedel intermediou parceria entre o SEST/SENAT e o Imperatriz, onde os jogadores receberam vários tipos de atendimentos, entre eles palestras motivacional e psicológica, além de usufruir das dependências do Sest/Senat.
Mais projetos
A Sedel não parou por aí e já tem no seu calendário a realização dos “Jogos de Verão”, evento que será realizado nos meses de julho e agosto, tendo como objetivo resgatar as atividades de esporte e lazer nas férias, culminando no período que surgem as praias ao longo do rio Tocantins; Campeonato de Futebol de Imperatriz; Incentivo às Escolinhas (diversas modalidades) nos bairros; Aulas de aeróbica nos espaços públicos e o “Mix Fighting – Encontro Misto de Artes Marciais”, projeto que vai agregar diversos estilos de lutas e que vem crescendo no âmbito nacional e internacional, no qual a Sedel apoia o atleta de taekwondo, Evandro Silva em competições nacionais e internacionais e do contramestre de capoeira Luciano Curujito, com participação na Noruega.
Por fim, a Sedel promoverá o Troféu Esporte Imperatrizense, em dezembro, visando reconhecer os talentos locais nas mais diversas modalidades esportivas, além de resgatar da memória personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do desporto da cidade.
Comentários