Uma das grandes referências do esporte maranhense, a jogadora de handebol Ana Paula Rodrigues, titular da Seleção Brasileira, esteve no Ginásio Castelinho, na manhã desse domingo (31), prestigiando a disputa da modalidade na etapa metropolitana dos Jogos Escolares Maranhenses 2015 (JEMs). Antes de se tornar um dos destaques do país e representar o Maranhão nas quadras pelo mundo, com destaque para o título mundial da modalidade em 2013, Ana Paula disputou os JEMs pelo Colégio Alberto Pinheiro. Hoje com 27 anos, a atleta não esquece a importância que foi disputar os Jogos.
“Foi uma experiência muito grande, a base de tudo na minha carreira, foi o que abriu as portas para que eu conseguisse ir para fora do Maranhão, ir para São Paulo e depois para fora do Brasil. O passo mais importante do atleta é a base e, para mim, os JEMs foram a base de tudo. Os JEMs são os jogos mais importantes para o começo de um atleta. Aqui, no Maranhão, é a competição mais importante que tem, em relação às escolas”, destacou Ana Paula.
Para Ana Paula Rodrigues, a experiência adquirida nos JEMs foi fundamental, não só para se tornar uma grande atleta, mas também para crescer como ser humano.
“O esporte ajuda muito a formar grandes cidadãos. A gente convive com muitas pessoas diferentes e acaba aprendendo a conviver com cada tipo de pessoa, estando aberto para certas situações e a ajudar as pessoas. Eu, por exemplo, quando tinha a minha equipe, nós éramos meninas da Liberdade, teoricamente mais pobres, mas a gente sempre procurava se ajudar, com o pouco que tinha. A maioria de nós se tornou cidadãs de bom caráter”, lembrou a atleta.
Depois de relembrar os bons tempos nos JEMs, Ana Paula deixou um recado aos jovens alunos e atletas que estão participando desta edição. Para a atleta, chegar longe no esporte é possível para qualquer um que se dedica e ama o que faz. “Tem uma frase que eu uso muito: não desistir e lutar sempre pelos seus objetivos. Assim como eu tive capacidade de sair daqui dos JEMs, acho que muitos poderão ter essa chance de chegar a uma Seleção Brasileira”, acredita.
Publicado em Esporte na Edição Nº 15321
Comentários