Lívia Maria: medalha de ouro no atletismo nos Jogos Escolares da Juventude

O Maranhão estará presente na 19ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares, competição que será realizada entre os dias 21 e 28 de novembro na cidade de Mar Del Plata, na Argentina. A Confederação Brasileira do Desporto Escolar divulgou a convocação dos atletas que irão representar o Brasil na competição. Dentre os convocados está a jovem maranhense Lívia Maria Leandro de Farias, que estuda na Escola Reis Magos, em Bacabal.
Para chegar aos Jogos Sul-Americanos Escolares 2013, Lívia Maria foi campeã brasileira dos Jogos Escolares da Juventude, etapa para jovens de 12 a 14 anos, competição realizada no início de setembro na cidade de Natal. Na disputa nacional, a maranhense conquistou a medalha de ouro no lançamento de dardo, uma das provas do atletismo.
Lívia Maria realizou uma competição perfeita. Após se classificar para a final da prova com a marca de 33m88 – a melhor dentre as finalistas –, a atleta maranhense brilhou na decisão do lançamento de dardo. A estudante da Escola Reis Magos (Bacabal) se superou e conseguiu a marca de 34m75 para se tornar a melhor atleta do país na modalidade na faixa etária de 12 a 14 anos.
A medalha de ouro de Lívia Maria foi a primeira das duas que o Maranhão conquistou nos Jogos Escolares da Juventude Natal 2013. A delegação maranhense, que foi patrocinada pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), terminou a competição nacional com seis medalhas.
Além do ouro no lançamento de dardo com a atleta da cidade de Bacabal, o Maranhão também foi medalha de ouro no handebol masculino com a Escola São Francisco de Assis. No futsal masculino, o Colégio O Bom Pastor ficou com a prata. E as três medalhas de bronze maranhenses vieram com os judocas Orlando Junior, do CEI-COC, e Rômulo Carvalho, do Colégio Giovanni Zanni (Imperatriz), e com a dupla formada por Thierike Santos e Fabrício Oliveira no badminton masculino.