Como estava previsto, aconteceu sábado passado, dia 21 de junho, a decisão do título do 3º Campeonato de Futebol dos Povos Indígenas Krikatis. A decisão foi entre as equipes da Aldeia São José e Jerusalém, que após os noventa minutos, apontou a vitória da Aldeia São José por 1 a 0, o que garantiu a conquista do título.
A competição, que reuniu equipes das aldeias Krikatis de toda a região, é uma organização da Secretaria de Cultura e Desporto de Montes Altos, que tem à frente o ex-técnico do Imperatriz, Sérgio Belfort, em parceria com a Comissão Krikati. A final aconteceu no estádio da sede da aldeia São José.
De acordo com o secretário de Cultura e Desporto, Sérgio Belfort, a proposta do evento é incentivar o esporte entre os índios Krikatis de quatro aldeias: São José, Campo Alegre, Jerusalém e Recanto dos Cocais.
“Como realizamos o campeonato municipal, resolvemos promover um evento esportivo para incentivar a prática do futebol nas aldeias e a proposta é que isso vire tradição na aldeia”, afirmou o secretário.
Os times da Aldeia São José e Jerusalém receberam troféus e medalhas, assim como o terceiro colocado. O artilheiro e o goleiro menos vazado também receberam troféus.
Segundo Sérgio Belfort, a competição reuniu, além dos índios das quatro equipes, vários outros de aldeias de povos Krikatis que, mesmo não participando, prestigiaram todos os jogos. “Foi uma movimentação muito grande, o que para nós está sendo motivo de satisfação e a certeza de que esse evento marcou e veio para ficar”, disse Belfort.
Sérgio Belfort fez questão de informar que a competição reunindo os povos indígenas Krikatis foi realizada sem qualquer problema. “Existe um respeito mútuo entre todos os povos indígenas”, disse o secretário.
Sérgio Belfort adiantou à reportagem de O PROGRESSO que o projeto para a realização da edição de 2015 do 4º Campeonato de Futebol dos Povos Indígenas já vai ser iniciado.
Publicado em Esporte na Edição Nº 15038
Comentários