Juventude perdeu para o Ypiranga na última partida da primeira fase

Esporte Clube Juventude foi fundado em 29 de junho de 1913 e esse ano completou, portanto, 106 anos. Atualmente disputa a primeira divisão do Campeonato Gaúcho e a Série C do Campeonato Brasileiro. A Sociedade Imperatriz de Desportos-SID, é uma “criança” em relação ao Juventude, mas também tem uma grande história
Em nível nacional, o Juventude foi o primeiro e único clube do interior do Rio Grande do Sul a conquistar a Copa do Brasil, em 1999. Também obteve o título do Brasileirão Série B de 1994 e disputou a Série A em 1995. Já pelo campeonato estadual foi coroado com o título invicto do Campeonato Gaúcho no ano de 1998. Foi, ainda, o primeiro e único clube do interior do Rio Grande do Sul a disputar a Libertadores da América, no ano 2000, e Copa Sul-Americana em 2005, bem como único do interior gaúcho que nunca foi rebaixado à Segunda Divisão Gaúcha.
Seu principal rival é o Caxias, com o qual disputa o clássico Ca-Ju, formando, juntos, o maior clássico do interior do Rio Grande do Sul. Além disso, possui grande rivalidade com os principais clubes da capital Porto Alegre: o Sport Club Internacional e o Grêmio FBPA. Suas cores oficiais, presentes no escudo e bandeira do clube, são o verde e branco. Manda suas partidas no Estádio Alfredo Jaconi, que possui capacidade para 19.900 torcedores.
Juventude e Imperatriz, vão se confrontar pela primeira vez na história. A primeira partida deverá acontecer no próximo domingo, às 17h, no Frei Epifânio, e a segunda do domingo seguinte, no mesmo horário, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, localizada na Serra Gaúcha.
O Juventude se classificou em segundo lugar no grupo B, mesmo tendo perdido para o Ypiranga por 1 a 0, em pleno Alfredo Jaconi. Por ter se classificado em segundo lugar, o Juventude pega o Imperatriz, que foi o terceiro colocado no grupo A. Vale ressaltar que o Juventude ficou em segundo lugar com os mesmos 28 pontos  conquistados pelo Imperatriz, que ficou em terceiro no seu grupo.