Esporte Clube Juventude foi fundado em 29 de junho de 1913 e esse ano completou, portanto, 106 anos. Atualmente disputa a primeira divisão do Campeonato Gaúcho e a Série C do Campeonato Brasileiro. A Sociedade Imperatriz de Desportos-SID, é uma “criança” em relação ao Juventude, mas também tem uma grande história
Em nível nacional, o Juventude foi o primeiro e único clube do interior do Rio Grande do Sul a conquistar a Copa do Brasil, em 1999. Também obteve o título do Brasileirão Série B de 1994 e disputou a Série A em 1995. Já pelo campeonato estadual foi coroado com o título invicto do Campeonato Gaúcho no ano de 1998. Foi, ainda, o primeiro e único clube do interior do Rio Grande do Sul a disputar a Libertadores da América, no ano 2000, e Copa Sul-Americana em 2005, bem como único do interior gaúcho que nunca foi rebaixado à Segunda Divisão Gaúcha.
Seu principal rival é o Caxias, com o qual disputa o clássico Ca-Ju, formando, juntos, o maior clássico do interior do Rio Grande do Sul. Além disso, possui grande rivalidade com os principais clubes da capital Porto Alegre: o Sport Club Internacional e o Grêmio FBPA. Suas cores oficiais, presentes no escudo e bandeira do clube, são o verde e branco. Manda suas partidas no Estádio Alfredo Jaconi, que possui capacidade para 19.900 torcedores.
Juventude e Imperatriz, vão se confrontar pela primeira vez na história. A primeira partida deverá acontecer no próximo domingo, às 17h, no Frei Epifânio, e a segunda do domingo seguinte, no mesmo horário, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, localizada na Serra Gaúcha.
O Juventude se classificou em segundo lugar no grupo B, mesmo tendo perdido para o Ypiranga por 1 a 0, em pleno Alfredo Jaconi. Por ter se classificado em segundo lugar, o Juventude pega o Imperatriz, que foi o terceiro colocado no grupo A. Vale ressaltar que o Juventude ficou em segundo lugar com os mesmos 28 pontos conquistados pelo Imperatriz, que ficou em terceiro no seu grupo.
Publicado em Esporte na Edição Nº 16451
Adversário do Imperatriz já disputou a Série A e foi campeão da Copa do Brasil em 1999
O JU, como é conhecido o Juventude, disputou a Libertadores em 2000 e a Sul-Americana em 2005
Comentários