3 de maio. Poderia ser mais um dia no calendário de uma comunidade. Em Imperatriz, não é! - É um marco de resistência e dignidade. Duas qualidades que promovem a conquista de objetivos.

Desde 1605, quando por iniciativa de Johann Carolus (Estrasburgo, cidade localizada na fronteira entre França e Alemanha), circulou o primeiro jornal, Relation, já se vão 400 anos. Pois bem, O PROGRESSO muito se orgulha de estar contribuindo com 35 anos, destes. Não é mera coincidência, uma vez que para a realização de um sonho, a manutenção de um ideal, é preciso estabelecer a superação de dificuldades para impor a conquista das metas. E aqui, todos nós de O PROGRESSO, fazemos questão de inserir dois personagens, pai e filho, Sérgio Godinho e Sérgio Henrique, que alicerçados na estrutura que a família proporciona, se juntam à comunidade, para um dia em que, Parabéns!, supera a manchete e todas as notícias.

Sair do 3 de maio de 1970 para chegar a 3 de maio de 2005, é conseqüência de trabalho árduo de quem faz da informação, o conceito que evidencia mais que uma tendência democrática no campo do relacionamento, jornal-comunidade. Estar nas ruas todos os dias estabelecendo um canal para se fazer justiça, possibilita um envolvimento mais efetivo, um processo de despertamento e de motivação da população na gestão dos problemas coletivos.

Entre a ação pretendida e a conquistada, O PROGRESSO sempre se pautou além do processo informativo, na fronteira onde se estabelece à cooperação com a comunidade, marca característica de quem pretende compreender e ser compreendido.