Fernanda D'Ávila

Marccelo Tuccio *

Praticar atividades físicas é obrigação para manter um estilo de vida saudável. Mas como escolher a melhor alternativa de treino diante de tantas opções? Para acabar de vez com a dúvida eu decidi apresentar os benefícios do Pilates e do Treino Funcional. Mas antes de começarmos é preciso saber que a melhor opção está sempre ligada ao resultado que se deseja obter.
Pilates - Esse método de treino está baseado na respiração e postura correta da coluna. Par isso trabalhamos para fortalecer os músculos da tronco e abdome. É uma ótima opção para quem já está no peso ideal e busca tonificar os músculos e manter o corpo em seu melhor estado de saúde. O treino, apesar de ser muito assertivo para o tônus muscular, não é eficaz para quem deseja ganhar massa, ficar mais forte e "bombar" os músculos. O Pilates é uma modalidade para ser praticada a longo prazo para manutenção da saúde, definir de braços, pernas, abdome e glúteo. Se combinado com exercício de Cardio, que ajudam na resistência física e elevam a frequência cardíaca, o Pilates se torna uma modalidade completa. Seu principal diferencial é a flexibilidade e capacidade de treinar o corpo inteiro durante as sessões.
Treinamento Funcional -  Indicado para quem deseja emagrecer. O exercício é uma copia daquilo que o corpo faz em situações cotidianas. O segredo do treinamento funcional é no mesmo movimento ativar o maior número de músculos do corpo, levando a pessoa a gastar mais energia e calorias durante o processo. O principal objetivo é trazer de volta a funcionalidade do corpo que vai sendo perdida à medida que ficamos sedentários. A base do exercício é empurrar, puxar, agachar, levantar, pular, equilíbrio, força e agilidade. São ações cotidianas que nos ajudam a manter o corpo ativo e longe do sedentarismo. Outra vantagem é o ganho de massa muscular similar ao da musculação e a quebra de rotina parecida com o Cross Fit. Apesar das inúmeras vantagens e da praticidade de colocar o corpo em movimento em qualquer lugar sem o auxílio de parelhos complexos, o Treinamento Funcional precisa ser acompanhado por uma educador físico para evitar lesões.
Combinar Pilates e Treinamento Funcional - Unir as duas atividades é o melhor cenário para manter o corpo em dia com a saúde. Ao associar os dois exercícios é possível conquistar os melhores benefícios além de tornar as aulas sempre dinâmicas e nada repetitivas. Outra vantagem é a personalização completa do treino sempre focado nos resultados que o aluno deseja alcançar.

* Marcelo Tuccio é educador físico e sócio fundador da Action 360º, franquia paulista de estúdios de Pilates e Treinamento Funcional.