Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão são planetas considerados interpessoais na astrologia. Isso porque, diferente dos planetas pessoais, eles demoram bem mais para dar a volta completa no Zodíaco, às vezes ficando anos no mesmo signo. Saturno é certamente o planeta interpessoal mais conhecido da astrologia pelo famoso "retorno de Saturno", que acontece de 29 em 29 anos em média.

Na verdade, esse retorno significa que o planeta deu mais uma volta no Zodíaco e está novamente na mesma posição em que estava no momento em que você nasceu. Ou seja, na mesma posição do seu mapa astral. Quando esse processo ocorre, é normal que a pessoa revise toda a sua vida. A chamada "crise dos 30 anos". Mas por que isso acontece?
Na astrologia, o planeta Saturno tem ligação com os maiores medos, traumas e dificuldades. É um planeta que bloqueia algumas energias - qual energia será afetada depende da casa e do signo onde ele se encontra. Por isso, é essencial durante uma leitura astrológica ir ao Saturno de uma vez. É certamente o aspecto mais complexo de se resolver, pois ele requer tempo e dedicação.
Para entender melhor como Saturno age nos doze signos do Zodíaco, indico a lista abaixo com os ensinamentos do livro Papo Astral, lançamento da Editora Alaúde. O livro é um guia básico para quem quer se aprofundar um pouco mais nesse conhecimento milenar e trazer seus elementos para o século 21.

Saturno em Áries - bloqueia a iniciativa e a atitude
Pessoas com esse posicionamento podem ter dificuldade em tomar atitudes na hora certa: ou demoram a agir, ou agem fora da hora.
Saturno em Touro - bloqueia a segurança em si mesmo
Pessoas com esse posicionamento tendem a ser bem inseguras, e isso acaba refletindo até na sua vida financeira. Por esse motivo pode levar muito tempo para aprender coisas simples, conhecimento que obteria se assumisse mais riscos.
Saturno em Gêmeos - bloqueia a comunicação
As pessoas com Saturno em Gêmeos possuem dificuldade de se comunicar, levar a vida com a leveza necessária em certos momentos.
Saturno em Câncer - bloqueia os sentimentos
Pessoas com esse posicionamento resistem em se entregar e se permitir sentir. Podem não ter o filtro do sentimento, algumas vezes se abrindo totalmente e outras se fechando a sete chaves.
Saturno em Leão - bloqueia a confiança em si mesmo
As pessoas com esse aspecto possuem dificuldade em lidar com a sua autoimagem, por medo de aparecer e serem expostas.
Saturno em Virgem - bloqueia a organização
Pessoas com esse posicionamento tropeçam na hora de se organizar, podem ser aquelas que parecem sempre perdidas em sem rumo.
Saturno em Libra - bloqueia afetividade
Pessoas com Saturno em Libra podem ter problemas para se relacionar afetivamente ou até para serem agradáveis.
Saturno em Escorpião - bloqueia a intimidade
Pessoas com Saturno em Escorpião podem ter dificuldade em lidar com a intimidade. A tendência é serem pessoas mais isoladas.
Saturno em Sagitário - bloqueia a entrega ao desconhecido
Essas pessoas possuem dificuldade em explorar coisas novas e a ter uma vida 'fora do apartamento", ao ar livre. Podem se achar fracas e dependentes dos outros.
Saturno em Capricórnio - bloqueia o comprometimento
As pessoas podem ter dificuldade em lidar com cobranças, e por isso podem fugir quando algo lhes parecer exigir dedicação e responsabilidade.
Saturno em Aquário - bloqueia a criatividade
Pessoas com esse aspecto não confiam na sua criatividade. Podem no geral se sentir vazias de ideias até para coisas simples do dia a dia.
Saturno em Peixes - bloqueia a entrega emocional
Pessoas com esse posicionamento têm dificuldade em se entregar emocionalmente. Quando não resolvem esta questão, podem confiar em pessoas que apenas fingem afeto.