Felipe Pereira

Como o Dia das Mães está chegando, eu decidi homenagear a minha de uma forma que esteja ligada ao meu trabalho…
Então, por conta disso, eu vim te contar 3 lições de Marketing Digital que aprendi com a dona Dilma, também conhecida como minha mãe.
Então, vamos lá!

Lição 1 - Você não é todo mundo!
Creio que você também irá se identificar com essa, afinal, essa é uma frase clássica de toda mãe.
Sempre que eu pedia pra ir a algum lugar e ela não deixava, eu dizia: "Mas mãe, todo mundo vai!".
Ela de cara já soltava a frase clássica: "Você não é todo mundo!"
E o que eu aprendi com isso? Não é porque uma estratégia está dando certo para "todo mundo" que ela necessariamente irá dar certo para mim.
Cada negócio tem suas características, seu público, sua linguagem, etc.
Não podemos tomar como base o "efeito manada" nesses casos.
Adotar uma estratégia XYZ sem levar em consideração as particularidades do nosso negócio só porque ela dá certo para muitas empresas não é uma boa ideia.

Lição 2 - Vem comer senão vai esfriar
Quando o jantar estava na mesa, se eu não estivesse lá imediatamente ela pronunciava a seguinte frase: "Felipe, vem comer senão o jantar vai esfriar!"
A lição que eu tiro disso é que precisamos acompanhar as mudanças do mercado se quisermos ficar um passo à frente da concorrência.
Nosso mercado é bastante dinâmico, sofre mutações o tempo todo!
Então, se ficarmos "pensando na vida" como eu ficava quando minha mãe chamava, a novidade logo se tornará algo ultrapassado, frio…
Já quem acompanha o ritmo das coisas fica com o melhor resultado, seja uma comida quentinha ou melhores resultados em suas estratégias.

Lição 3 - Não coloque a carroça na frente dos bois
Quando eu tinha atitudes ansiosas, dona Dilma logo me alertava para não colocar a carroça na frente dos bois, ou seja, não me precipitar diante de algumas situações.
Como sabemos, o marketing é um terreno muito fértil para mitos, teorias precipitadas e projeções que nem sempre se concretizam.
Já ouvimos que o Facebook irá acabar, que e-mail marketing é ultrapassado, que o alcance orgânico vai desaparecer e muitas outras coisas.
Diante disso, temos que ter em mente que não podemos antecipar coisas que não podem ser antecipadas.
Isso é muito importante não só no marketing digital, mas na nossa vida de modo geral.
As coisas podem mudar drasticamente e temos que nos preparar para isso.
Mas, preocupar-se antes que elas de fato mudem, não irá nos ajudar em nada.
Por essas e tantas outras lições que eu agradeço a minha mãe por ter formado o meu caráter e ter me dado suporte quando precisei.
- Muito obrigado por tudo, dona Dilma!

(Espero que você tenha gostado das lições e tenha um ótimo Dia das Mães! :)