A Black Friday já se tornou um dos principais períodos para o mercado brasileiro, com grandes promoções que atraem os consumidores ávidos pelos super descontos. Porém é preciso ter cuidado na hora de comprar, principalmente pela internet, onde a facilidade de golpes é grande com a enxurrada de anúncios.
Os golpes mais frequentes vêm através de sites falsos, e-mails (spam), redes sociais e aplicativos de comunicação instantânea, como o Whatsapp. Por isso, o consumidor deve tomar alguns cuidados nesses dias de grandes promoções nos sites.
De acordo com Raphael Dutra, da área de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações do Vinhas e Redenschi Advogados, algumas medidas podem ser tomadas para se proteger como: não fornecer de dados pessoais e senhas por telefone, e-mail, redes sociais e aplicativos.
Além disso, fazer o controle periódico da fatura da sua conta, por exemplo, e não responder mensagens de empresas ou instituições desconhecidas são dicas fundamentais para garantir uma compra segura. Não baixar qualquer tipo de arquivo no telefone ou no computador também é uma forma de manter o seu dispositivo livre de vírus que possam roubar os seus dados.