O Dia Nacional do Livro é uma homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do livro, criada em 1810 pela Coroa Portuguesa. Na vinda de D. João VI para o Brasil, milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa foram incluídas no acervo do país, formando o princípio da Biblioteca Nacional do Brasil. Ainda, em 1808, as terras brasileiras já editavam suas próprias obras graças à Imprensa Régia fundada pelo monarca, com o primeiro título editado no país sendo a poética "Marília de Dirceu", do escritor Tomaz Antônio Gonzaga.
Uma memória tão recente e, ao mesmo tempo importante, para a cultura nacional, a data é um marco para o mercado literário do país. É o início de grandes mudanças na arte brasileira, com nomes como Álvares de Azevedo, José de Alencar, Castro Alves e muitos outros surgindo e criando as obras-primas da literatura brasileira.
Desde então, as publicações brasileiras entram em crescimento, mas só viram o cenário mudar em 1925, com a fundação da Companhia Editora Nacional, por Monteiro Lobato. No século XXI, as publicações brasileiras chegam a mais de meio milhão por ano, segundo o Censo do Livro de 2010.
São 208 anos de história, cultura e arte em terras brasileiras, que culminam no incentivo à leitura e educação dos mais jovens. Camila Piva, autora das obras Viva Este Livro e Quero Ser uma Youtuber (esta última escrita em conjunto com a estrela mirim Julia Silva), revela a importância das letras na vida das crianças e adolescentes, sempre contextualizando, se adaptando e evoluindo para integrar as mais diversas preferências da juventude no país.
"Precisamos incentivar a leitura, transformando o momento do leitor em um hábito. Através da literatura crianças, jovens e adultos, compreendem melhor seus sentimentos, desenvolvem empatia e senso crítico. Ler mais é uma das chaves para alcançarmos uma sociedade mais fraterna, justa e capaz de refletir sobre as diversas perspectivas humanas.", revela a escritora Camila Piva.
Camila Piva - nascida em São Paulo, autora, designer, empresária e cursa psicanálise. Atualmente mora em Santana de Parnaíba com seu marido e sua gata (Craco). Ama livros e admira pessoas que acreditam no inacreditável. Tem como missão viver a vida de uma maneira leve e criativa, manifestando suas ideias e ideais com delicadeza pelo mundo. Acredita que todos nós somos Únicos e Especiais! Não existe no mundo sequer uma única pessoa igual a outra. Todas as pessoas são Exclusivas e Únicas, e por isso sempre temos algo de Especial para somar no mundo. Para ela, a Vida é como um sonho, talvez um grande game simulador em que a gente aprende jogando. O objetivo é aprendizado e compartilhamento. O equilíbrio entre o dar e o receber.
Comentários