A luta vai ser contra a paulistana, Day Fox, e para enfrentá-la, Bastos vai subir de categoria passando de 52 para 57 quilos. Essa disputa está sendo encarada como um duplo desafio para Monique.
"É um dos maiores desafios da minha carreira. Pela primeira vez vou disputar um cinturão e numa categoria acima da minha. Estou me preparando e mais uma vez vou dar o meu melhor representando a  minha cidade e o meu estado.", concluiu Monique Bastos. 
A maratona de treinos está intensiva. Para ganhar mais agilidade, resistência e potencializar os golpes,  Monique tem se dedicado a uma rotina que inclui treinos e musculação pela manhã, tarde e noite. Durante toda a semana a preparação acontece em Imperatriz na academia Fight For Life MMA, do professor e coach, Jakson Pontes que tem acompanhado e orientado a atleta em cada treino. 

Ela também tem recebido as orientações do seu mestre, Rodrigo Granola, que desde o início do ano está na África, mas tem prestado toda a assistência à Monique e estará presente em sua luta.
 "Estou longe fisicamente, mas conversamos diariamente e eu tenho mostrado pra ela o que precisa ser feito para garantir a vitória nessa luta. A preparação está sendo feita e ela está focada nesse objetivo. Em poucos dias já estarei aí para darmos continuidade a esse trabalho que será concluído com mais uma vitória, se Deus quiser!" Disse Granola. 
Essa vai ser a  segunda luta da atleta esse ano. Em maio ela lutou em Minas Gerais e conquistou mais uma vitória para o seu sherdog. Após a disputa do cinturão, Monique terá ainda mais duas lutas pelo mesmo evento, mas em sua categoria que é 52 quilos, em datas que ainda serão definidas.