Na manhã desta sexta-feira (27) o vereador e vice-presidente da Comissão de Orçamentos, Finanças e Contabilidade, Adhemar Freitas Jr. (PSC), através do oficio de Nº 21/2020, enviado ao prefeito de Imperatriz, Assis Ramos (DEM), solicitou a instalação de lavabos em todos os espaços públicos de grande circulação de pessoas para higienização das mãos.
Conforme o oficio do parlamentar, a pandemia do coronavirus (COVID-19) trará ainda mais a responsabilidade de cada cidadão com a saúde individual e as políticas sanitárias coletivas, sendo assim, torna-se fundamental que nos espaços públicos existentes na cidade, como praças, centros comerciais, feiras livres, entrada de casa de saúde e em todos locais de grande circulação de transeuntes, estejam disponíveis lavabos (locais para higienizar as mãos) "para que possamos estimular novos e bons hábitos imprescindíveis à vida em sociedade".
Para se ter uma ideia, nas feiras livres existentes na cidade de São Paulo, uma OGN já começou a fazer o serviço de instalação desses lavabos; em várias cidades do Paraguai comerciantes já instalaram o lavabo nas portas dos seus respectivos comércios, e cidades do Estado do Mato Grosso também já tomaram a mesma atitude, para a higienização das mãos.
Conforme ainda o ofício do vereador Adhemar Freitas Jr, enviado ao prefeito Assis Ramos, a higienização das mãos é uma medida primária, mas muito importante no controle de infecções e transmissão de vírus pelo simples aperto de mão e compartilhamento de objetos.
O conforme o parlamentar, "o comércio e as atividades do cotidiano precisam de um nível de segurança sanitária cada vez maior e tal prática de higienizar as mãos com frequência se tornará um ato necessário. Alguns comerciantes de cidades do Brasil e de outros países começam a instalar lavabos na entrada de seus estabelecimentos como uma política de controle sanitário".
"Sendo assim, fica este meu pedido e indicação para que a cidade faça parceira com a iniciativa privada, bem como instale lavabos apropriados nos logradouros públicos de Imperatriz e estimule o comércio a fazer o mesmo: instalação de lavabos para higienização das mãos", concluiu o Adhemar Freitas Jr., preocupado com a segurança das pessoas e a atendendo, assim, as medidas de segurança durante o período da quarentena. (Por: Joãozinho Cézar)
Comentários