Dez novos leitos de UTI foram incorporados ao Hospital Macrorregional Drª Ruth Noleto - Márcio Sampaio

Ampliando o alcance das medidas voltadas para o atendimento às pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus (Covid-19) no Maranhão, o Governo do Estado realizou, nesta terça-feira (7), em Imperatriz, a entrega de 10 novos leitos de UTI. Instalados no Hospital Macrorregional Drª Ruth Noleto, a estrutura soma-se a outros 12 leitos para tratamento de síndromes respiratórias, que já existem na unidade, sendo dois deles de isolamento.
"Estamos inaugurando estes leitos extras para dar suporte aos casos graves que por ventura venham ser confirmados na cidade e na região. Dessa forma, o estado reafirma seu compromisso com a saúde pública, garantindo segurança para todos. Em paralelo, continuaremos a pedir para a população que siga as recomendações de isolamento social e evite aglomerações, pois o Covid-19 é uma doença que tem se mostrado com alto índice de contaminação", disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, que acompanhou a entrega dos leitos.
A unidade destinou aproximadamente 180 profissionais para trabalhar diretamente com os pacientes doentes em razão da Covid-19. Fazem parte da equipe multidisciplinar da unidade macrorregional médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas e assistentes sociais.
Segundo o diretor clínico do Hospital Drª Ruth Noleto, Wesley Garcia, além dos 10 leitos de UTI criados, o hospital também preparou mais 24 leitos de enfermaria para internação de pessoas com síndrome respiratória. "Temos ainda a possibilidade de expansão para mais 10 leitos de UTI, além dos que já foram criados. Dessa forma, em caso de um agravamento da pandemia dentro do nosso cenário poderemos chegar a 20 leitos reservados para pacientes com Covid-19, e mais 2 de isolamento", destacou.
Também participaram da entrega dos leitos o diretor administrativo do Macrorregional de Imperatriz, Fellipe Hanz; a coordenadora de enfermagem, Keyla Santos; a infectologista Andrea Nappo; o médico responsável pelo atendimento da Clínica Médica, Reginaldo Batista; a gestora da Região de Saúde de Imperatriz, Antonia Iracilda Viana; e os deputados estaduais Rildo Amaral e Marco Aurélio.
Presente na solenidade de entrega, o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcos Grande, reiterou o compromisso do estado em prestar assistência completa e em tempo hábil. "É mais uma estrutura que o Governo do Estado inaugura dentro do nosso plano de contingenciamento, desta vez na cidade de Imperatriz. Com isso damos segurança, tanto para que os serviços do Macrorregional continuem a funcionar com normalidade, como também o indivíduo receba atendimento e saia daqui recuperado, que é o nosso objetivo", destacou. (Secap)