Zona rural com oportunidade de cursos pelo Pronatec

Hemerson Pinto

São aproximadamente 35 mil vagas distribuídas em 116 cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Campo, oferecido à população da zona rural de todo o país. A pré-matrícula e informações sobre vagas e cursos ofertadas para cada região podem ser obtidas nas delegacias do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), nos sindicatos dos Trabalhadores Rurais, nas secretarias de agricultura ou órgãos que prestam assistência técnica e extensão rural.
Segundo o MDA, os cursos mais procurados são o de agricultor familiar, horticultor orgânico, agricultor orgânico, agente de desenvolvimento cooperativista, bovinocultor de leite, avicultor, fruticultor, auxiliar de agropecuária, piscicultor e preparador de doces e conservas.
Anualmente, cada interessado pode se inscrever e participar de até três cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e um curso técnico. Os cursos FIC servem para a qualificação profissional, dão certificado de formação e têm carga horária mínima de 160 horas. Os cursos técnicos também dão diploma e têm duração mínima de um ano, além da carga horária prevista para o estágio profissional supervisionado.
Se sobrar vagas, as turmas serão abertas para inscrição online e qualquer pessoa poderá se inscrever nas vagas remanescentes pelo portal do Pronatec, dez dias antes do início do curso.
De acordo com informações do MDA, entre 2012 e 2014 mais de 27 mil matrículas foram feitas para 175 cursos do Pronatec Campo, formando cerca de 1,5 mil turmas. A metodologia do programa intercala um período de convivência na sala de aula com outro no campo. (Com informações: Agência Brasil)