Zeca Tocantins, entre os acadêmicos Padre Cícero Marcelino e Edmilson Franco, na sede da AIL

Domingos Cezar

Colocado em prática na gestão da presidente Edna Ventura, a Academia Imperatrizense de Letras (AIL) realiza na segunda quinta-feira de cada mês uma palestra abordando os temas mais diversos, que variam da literatura, das artes cênicas, meio ambiente, desenvolvimento econômico, enfim, temas de interesse dos acadêmicos e da própria comunidade.
Nesta quinta-feira (18), o convidado para ministrar a palestra é o cantor/compositor Zeca Tocantins, um dos coordenadores da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI) e membro da Academia Imperatrizense de Letras, ocupante da cadeira 29. Zeca milita na cultura local desde a década de 70, tanto nas artes cênicas quanto na música e na literatura, sendo autor de vários livros e três discos.
Zeca Tocantins vivenciou todos os momentos da cultura imperatrizense, nas boas fases e nas difíceis. Foi um dos líderes do resgate do terreno do Teatro Ferreira Gullar, foi fundador e presidente da Associação Artística de Imperatriz (Assarti) e presidente do Sindicato dos Músicos de Imperatriz, cuja entidade entrou em declínio desde o término de seu mandato.
De acordo com Zeca, ele abordará como se constitui uma sociedade culturalmente e qual o papel de cada cidadão nesta construção; aspectos de uma cultura que favorece a visão coletiva da sociedade; a cidade de Imperatriz e seus diferentes segmentos sociais; o papel de cada cidadão na construção da cultura da cidade; o que podemos fazer para termos uma cultura capaz de projetar nossos valores artísticos.
O acadêmico discorrerá ainda sobre um tema bastante em voga e que divide opiniões: “O poder público tem cumprido seu papel na construção de nossa cultura?”, questiona Zeca Tocantins que, por não concordar com a política adotada por um prefeito local com relação à cultura, devolveu seu título de Cidadão Imperatrizense para a Câmara Municipal que o outorgou. A decisão do artista chocou alguns, mas ganhou apoio de muitos.
Por fim, Zeca Tocantins vai debater com as pessoas que se fizerem presentes o tema “Aspectos relevantes da Cultura de Imperatriz”. A presidente da AIL, professora e escritora Edna Ventura, aproveita a oportunidade para convidar professores, estudantes, ativistas culturais e toda a comunidade que deseja debater esse importante tema que incomoda a maioria absoluta da classe artística local.