Domingos Cezar
Intelectuais, artistas, professores, e outros convidados compareceram no último sábado (13), à Galeria Neném Bragança, situada no povoado Bela Vista (TO) para prestigiar o lançamento da 13ª obra literária do cantor, compositor, poeta e acadêmico, Zeca Tocantins.
O livro é composto de poesias, contos e crônicas, editado pela Editora Ethos com patrocínio da Fundação Cultural de Imperatriz - FCI, com recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura - FUMIC, por meio da Lei Ordinária no. 1541/2-14.
Em sua apresentação o poeta e acadêmico Ribamar Silva observa ser esta uma obra de um poeta maduro, que sabe dispor o verso de forma bela e surpreendente, "enquanto sua prosa é quase um poema composto de versos compridos, caminhos intermináveis percorridos pelo próprio poeta rumo ao interior da gente".
Na visão da professora e acadêmica, Liratelma Alves, "na poesia desta obra, Zeca Tocantins (re) aparece com elementos particularistas, que o aproximam da literatura pós-moderna, ainda que não se permita adotar, nessa poesia, o mundo caótico e confuso daquela expressão de pobreza material literária".
O lançamento literário foi regado a música e poesia. Vários artistas se revezaram no palco da galeria. Entre estes, os irmãos Ed Franklin, Edison Nóbrega e Stélio Nóbrega, que reviveram os velhos tempos da famosa banda The Brothers.
De Palmas compareceram e se apresentaram no palco da galeria o cantor/compositor Dorivã, o "Passarinho do Jalapão" e o consagrado poeta Walmes Pueblo. Os acadêmicos Trajano Neto (presidente), Domingos Cezar Ribeiro (secretário), e os membros Gilmar Pereira e Adriana Moulin representaram a Academia Imperatrizense de Letras.
O livro "Interior da Gente" foi lançado na noite desta quarta-feira (17) em Marabá (PA) e nesta quinta-feira (18), em Araguatins (TO). Na sequência a obra literária será lançada nas cidades de Grajaú (MA), Porto Nacional (TO) e em Palmas (TO).
Comentários