O ciclo de palestras, de acordo com a programação, começa no próximo dia 4, após o credenciamento, com a conferência “Meio Ambiente e Qualidade de Vida”, que será proferida pelo mestre em economia agrária da Universidade de São Paulo (USP), Francisco Graziano Neto, o Xico Graziano.
O fórum terá ainda como palestrantes, na ordem de apresentação, o coordenador do Sistema de Regulação do Município, Irisnaldo Félix; e o professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Paulo Roberto da Ribeiro, que completam o ciclo de palestras no primeiro dia.
No dia 5 de junho, o ciclo tem início com a palestra “Sustentabilidade no Meio Rural”, com o presidente do Centro Brasileiro de Pecuária e Sustentabilidade (CBPS), Moroni Alves Cangaço; seguida da palestra “Imperatriz e seus Recursos Hídricos”, com o diretor-conselheiro da Fundação Rio Tocantins, Domingos Cezar.
Ainda no horário da manhã, o ciclo encerra com a palestra “Agricultura Sustentável: Contribuição para uma alimentação saudável e a saúde do trabalhador”, com a professora Ivaneide de Oliveira Nascimento, Mestre em Agroecologia, e com a professora Anelcléia Rodrigues de Lima, Mestre em Recursos Naturais.
“Geração de renda a partir da mudança de cultura e hábito dentro da reciclagem de resíduos orgânicos e inorgânicos”, palestra a ser proferida pelo presidente das Cooperativas CONEPE e Pedra sobre Pedra, Jocemar Silveira. Ex-catador de lixo e educador ambiental, ele implantou o projeto “Tá na Mão”, no governo de São Paulo.
Graziano
Engenheiro agrônomo por formação, Xico Graziano é Mestre em Economia Agrária (USP), Doutor em Administração (FGV/SP), presidiu a Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (1972-73). Ocupou cargos públicos, como secretário de Meio Ambiente do estado de São Paulo e deputado federal pelo PSDB (1998-2006).
Ex-secretário de Estado de Agricultura (1996-98), Presidente do Incra (1995), chefe do gabinete pessoal do Presidente Fernando Henrique Cardoso. Escritor, publicou oito livros, ‘e comentarista do Canal Terra Viva/TV Band, articulista do jornal O Estado de S. Paulo, consultor em organização, marketing de agronegócios e sustentabilidade. (Comunicação)
Comentários