A Prefeitura de Imperatriz, em parceria com o Conselho Municipal de Proteção ao Idoso e toda a Rede de atenção ao Idoso, inicia nesta segunda-feira (23) a XI Semana Municipal do Idoso, a ser realizada de 23 de setembro a 01 de outubro. Com o tema "Estatuto do Idoso: Uma década de desafios e conquistas", a semana irá colocar em destaque as conquistas do idoso durante os 10 anos de estatuto e propor novos desafios e ações em prol da qualidade de vida da pessoa idosa.
Nesse período, serão realizadas atividades culturais, palestras, Baile da Felicidade, blitz, ação solidária e capacitação com agentes comunitários de saúde, abordando o tema "Violência contra a pessoa Idosa", uma das problemáticas que mais atingem o idoso de Imperatriz.
Dados do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) em Imperatriz apontam que só em 2013 foram registrados 71 casos de violência contra o idoso, de janeiro ao início de setembro. Destes, 31 casos foram de abuso financeiro e negligência, 06 casos de maus tratos, 13 casos de violência psicológica, além dos casos de maus tratos em cuidados básicos, como alimentação, falta de atendimento médico, falta de medicação, e abandono durante a noite.
Maura Barroso, coordenadora da Casa do Idoso, programa social mantido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), afirma que a assistência ao idoso cresceu em Imperatriz. Uma série de benefícios foi criada, tanto pela política municipal quanto pelo poder judiciário através de Promotoria e Defensoria do Idoso. Porém, outras ações precisam ser abordadas e a semana visa, além de combater a Violência contra o Idoso, reivindicar ações que coíbam maus tratos ao idoso em todas as áreas.
"Imperatriz cresceu muito nos últimos anos, principalmente na gestão do prefeito Madeira, que proporcionou melhorias na política pública voltadas a pessoa idosa. Melhorou na assistência através da SEDES e do CREAS, houve uma preocupação com o bem estar do idoso instalando as academias ao ar livre nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) no programa Saúde do Idoso, que distribui medicação de graça aos idosos, na Educação com o EJA e tantas outras ações", e acrescentou: "Mas ainda nos falta uma delegacia especializada contra a violência ao idoso e um Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa".
Maura afirmou ainda que 80% dos idosos sofrem de algum tipo de violência, sofrida em maior índice, no seio familiar, motivo pelo qual poucas são as denúncias dessa problemática.
"As famílias não denunciam porque, em sua maioria, são os causadores da violência. Por esse motivo é importante que a sociedade participe da nossa programação da Semana do Idoso como forma de conscientização, pois qualquer pessoa pode denunciar e defender o idoso" finalizou Maura. (Sara Ribeiro - ASCOM)