Illya Nathasje

Em comunicado interno que distribuiu a seus funcionários, a Azul Linhas Aéreas informa o dia 11 de março como a data inaugural do seu voo que sairá do aeroporto de Confins com destino ao aeroporto Val de Cans com escala no aeroporto Prefeito Renato Moreira. A ligação entre Belo Horizonte e Belém via Imperatriz foi bem recebida pelos empresários e moradores, sobretudo pela consolidação de uma terceira empresa aérea operando na cidade.
A AZUL destaca ser Imperatriz “o maior entroncamento comercial, energético e rodoviário do Maranhão”. Veja abaixo o comunicado com data do dia 13, a que a reportagem teve acesso em primeira mão, onde a Diretoria de Comunicação e Cultura da empresa informa a seus funcionários haver solicitado à ANAC licença de operação. Autoridades ligadas ao setor informaram que esta é uma mera formalidade, já que é precedida de uma série de estudos, desde a logística ao entendimento com relação a horários.
“A expectativa é que os preços baixem”, afirmou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, que juntamente com o prefeito Sebastião Madeira desde o ano passado reivindica a criação de novos voos. É muito bom ter uma terceira empresa na cidade, complementou. A Azul faz code share com a empresa TRIP, o que permitirá conexões para diversas regiões do Brasil, inclusive cidades de médio porte e com perfil parecido com o de Imperatriz.

PREÇOS EXORBITANTES

Atualmente, as empresas TAM e Gol operam em Imperatriz. Ambas com os mesmos destinos, São Luís e Brasília, sendo que a TAM possui dois voos diários para estas cidades. Justamente no alto preço residem as maiores reclamações dos passageiros. Para se ter uma ideia de como se aproximam do absurdo os preços praticados, quem quiser ir a São Luís na quinta-feira, dia 19, pela TAM, terá que pagar a “bagatela” de R$ 2.196,30, isso mesmo, dois mil, cento e noventa e seis reais e trinta centavos*, além de se submeter a uma maratona de mais de 14 horas, que é ir de Imperatriz a Brasília, desta para Recife e finalmente chegar a São Luís. Já na concorrente não havia disponibilidade.