Idosos de quase 80 anos, mães com crianças e pasageiros de todos os tipos sofreram na madrugada de ontem no Aeroporto Prefeito Renato Moreira. O vôo JJ 3359 da empresa Latam que deveria partir às 1h45 minutos com destino a Guarulhos e conexões, deixou os passageiros ao leo. “No relento, mesmo” afirmou uma passageira. Passageiros reclamaram sobretudo da ausência de informação precisa. “Virou jogo de empurra – disse outra passageira – uma hora é uma coisa, outra hora é outra. O tempo passa e o avião que é bom não desce”.
O infortúnio começou a partir do horário de partida e durou até às 7 horas da manhã. Muitos passageiros reclamavam da falta de organização no atendimento, principamente a partir do aviso de cancelamento do vôo, efetuado já pela manhã. Passageiros que iriam a Guarulhos, permaneceram na fila, somente para ouvir que deveria voltar a partir das 14 horas, pois o voo estava previsto para às 16 horas e 20 minutos. - Se não tinha que trocar o cartão de embarque, esperar na fila, só pra ouvir isso do atendende, depois de uma madrugada horrível, beira a humilhação, embora na verdade, é incompetência, mesmo. Bastava um aviso de alto e bom som destacou um passageiro, entre tantos, revoltado.
A reportagem que esteve no aeroporto já no início da manhã, constatou que o mau tempo depois das fortes chuvas, 81 milímetros, segundo o jornal Hora Um, da Globo, que caíram na cidade na noite de segunda feira impediu o pouso da aeronave, que em sua chegada teve que arremetr, alternando, mudando sua rota para São Luís. Depois dessa, uma segunda tentativa resultou em fracasso por volta das 5 horas. Gerou reclamação o fato do piloto fazer nesta última, apenas duas tentativas de pouso.
Avião da Azul é melhor que da TAM?
Causou maior insatisfação entre os passageiros da Latam, o fato de um avião Embraer-195 da empresa Azul Linhas Aéreas oriundo de São Luís ter pousado em Imperatriz quase no mesmo horário que o Airbus 320-200 da Latam deveria pousar. Diversos passageiros se perguntavam por que um consegue e outro não?, era a grita geral, enquanto crianças aborrecidas, dormiam em bancos e outras esperneavam nos colos de pais e mães.
Quem paga os prejuízos?
Previsto em Direitos dos Passageiros, a chamada assist?ncia progressiva em situações assim, determina que a empresa aérea providencie nos casos de atraso a partir de 1 hora, facilidade de comunicação tipo ligação telefônica e acesso à internet, o que não feito; atraso de 2 horas, a liberação de um voucher para alimentação o que foi feito somente depois das 4 h da manhã, e com 4 horas, hospedagem e transporte até o local da acomodação e de volta ao aeroporto, o que também foi feito. É uma tentativa de minimizar o desconforto mas não impede prejuízos por conta da suspensão do voo.
Uma senhora que vai a São Paulo tinha consulta marcada para os dois filhos menores para a tarde de hoje e perdeu o horário. Revoltada, ela queria saber quem vai arcar com os prejuízos. - A remarcação da consulta agora depende da agenda do médico e até lá quem paga minhas despesas?
A solução, já que no aeroporto local, não se consegue neste horário fazer uma reclamação junto à Anac – Agência Nacional de Aviação Civil e não existe Juizado Especial, a saída é guardar os comprovantes, desde o inicial até os da alteração, e ir ao Procom e ao Ministério Público, Vara da Defesa do Consumidor em busca dos direitos.
Comentários