Sabendo da dificuldade em conseguir bolsas de sangue em momentos importantes como uma cirurgia de emergência, voluntários da Ampare procuram incentivar arduamente a doação de sangue em Imperatriz.
Antes de se dirigir ao Hemonúcleo para realizar a coleta, eles pegam a via de encaminhamento (que indica que as bolsas serão redistribuídas para os pacientes oncológicos) no Hospital São Rafael e só então se deslocam ao Hemomar.
O terapeuta e voluntário da Ampare, Luís Alexander dos Santos Ribeiro, este ano faz dez anos como doador de sangue. Ele realiza, em média, quatro doações ao ano e diz se sentir feliz por ajudar quem tanto precisa.
“É muito simples e não custa nada, só faço minha parte. E para quem trabalha no horário, eles dão atestado. Graças a Deus nunca precisei faltar o serviço, mas se preciso fosse eu o faria. A causa é maior”, descreve.
Hemomar
Para ser um doador, é preciso ir ao centro de doações com documento de identificação, ter entre 16 a 67 anos e pesar acima de 50 kg.
O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Maranhão (Hemomar) fica localizado na rua Coriolano Milhomem, s/n, Centro. (Jefferson Sousa)
Comentários