Comunidade, professores e estudantes de escolas rurais do município de Porto Franco participaram de uma série de ações voltadas para a preservação ambiental, com o objetivo de reforçar o diálogo sobre práticas sustentáveis na região. O evento foi organizado pela equipe de meio ambiente da VLI, empresa especializada em operações logísticas que integram terminais, ferrovias e portos, responsável pela concessão da Ferrovia Norte Sul.
A programação incluiu a organização de feiras ecológicas nas escolas Maria da Paixão Franco Barros e Lopes Aguiar, uma parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria de Educação. No evento, foram abordados temas como recuperação de nascentes, plantas medicinais, criação de peixes em tanque lona, produtos reciclados e plantio de mudas. Também foram ministradas palestras sobre preservação ambiental e a importância do reaproveitamento e da reciclagem, apresentações de peças teatrais e poemas sobre a sustentabilidade. Uma exposição de brinquedos e materiais pedagógicos reciclados chamou a atenção da comunidade para a conscientização quanto ao do descarte inadequado dos resíduos.
“A nossa atividade se inicia nas escolas, com a ação de professores e alunos, mas se difunde para os familiares desses estudantes, levando discussões importantes e de conhecimento com a comunidade. Com isso, as pessoas podem ter uma visão crítica e atitudes concretas para transformar a sua realidade”, explica o analista de meio ambiente para o Corredor Centro Norte, Jairo Carvalho.
A VLI promove a sua gestão em sustentabilidade, por meio do “Atitude Ambiental”, programa institucional cuja abrangência prevê a difusão e o trabalho da educação ambiental para as comunidades locais e rede formal de ensino dos municípios situados próximas às linhas férreas operadas pela companhia.
Junto aos empregados da empresa, o Atitude Ambiental busca levantar questões sobre temas relacionados ao meio ambiente, consumo consciente, reciclagem, entre outros. O grande diferencial desse programa é que ele promove a participação de todos. “O trabalho coletivo é sempre motivador, porque os ganhos vão além. A integração desperta a solidariedade, o senso de equipe e a busca por um resultado que beneficie a todos”, conclui.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís e Vitória (ES). A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
Comentários