Por meio do programa VLI Solidária, empregados da empresa participam de atividades comunitárias em instituições das zonas urbana e rural

Pessoas que dedicam horas do seu tempo livre para ajudar o próximo. E ao serem perguntados sobre que recompensa esperam por isso, respondem: apenas um sorriso. Assim é o VLI Solidária, programa de voluntariado formado por grupos de empregados VLI, empresa especializada em operações logísticas que integram terminais, ferrovias e portos. Por meio do programa, eles se reúnem para a realização de atividades comunitárias em instituições das zonas urbana ou rural com o objetivo de colaborar com transformações positivas na comunidade, onde estão instaladas operações da VLI. Este ano, já foram realizadas doze ações do programa, nos municípios de São Luís e Imperatriz. Até o final do ano, estão previstas mais seis ações de voluntariado.
A escola municipal Josefa Fialho, na Vila Davi II, em Imperatriz, está entre as mais recentes a receber a equipe do VLI Solidária. No último dia 30 de junho, os voluntários proporcionaram uma manhã de diversão para mais de 100 crianças atendidas na instituição, com recreação, contação de histórias e joguinhos de educação ambiental. “Essa iniciativa é muito positiva. Eu só tenho a agradecer aos voluntários da VLI pela oportunidade de ser a nossa escola a escolhida. Essa é a quarta vez que eles nos visitam”, afirma a diretora Maria de Jesus Machado. O Comitê de Imperatriz realiza arrecadações junto aos demais empregados para doações e organiza, de maneira regular, palestras de segurança e de prevenção ao zika vírus.
Outra instituição beneficiada com o programa de voluntariado VLI foi a escola comunitária Crescendo e Aprendendo, na localidade Murtura, Pedrinhas, área rural de São Luís. Dia primeiro de julho a equipe da VLI, acompanhada do dentista voluntário Paulo Medeiros, realizou uma ação com 50 crianças sobre orientações e prevenção de saúde bucal. Além da palestra ministrada pelo Dr. Paulo, houve distribuição de kits de higiene. A escola comunitária atende a cerca de 156 crianças com o reforço escolar. Segundo o supervisor de produção, Jorge Rego, o voluntariado é “uma prática diária de respeito ao próximo”. Ele realiza ações voluntárias com a família há muitos anos e se entusiasma com as ações do VLI Solidária: “É muito compensador trabalhar em uma empresa que incentiva a solidariedade e compartilha entre as pessoas”, afirma. O Comitê do VLI Solidária de São Luís, no início do semestre, já havia doado kits escolares para a escola Crescendo e Aprendendo. Agora, vai iniciar um projeto de reconstrução predial da instituição.

Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.