Imperatriz é o mais novo município a integrar o Transportando Conhecimento, projeto promovido pela VLI, empresa de logística que controla a Ferrovia Norte Sul (FNS). Nessa sexta-feira (27), alunos de duas instituições públicas de ensino puderam se divertir com uma série de atividades lúdicas e recreativas. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a democratização da leitura por meio de ações que busquem a difusão do conhecimento.
Cerca de 250 crianças matriculadas na Escola Municipal Josefa Pereira Fialho, localizada no bairro Vila Davi II, e na Escola Municipal Maria Evangelista de Sousa, no bairro Itamar Guará, participaram das ações educativas. Uma artista local apresentou nas unidades de ensino o espetáculo “Trem de Histórias”, que engloba um repertório popular e reuniu narrativas de livros dos baús literários que foram doados pelo projeto para as bibliotecas das instituições.
Desenvolvido em comunidades situadas próximas a linhas férreas operadas pela companhia, o projeto busca incentivar de forma lúdica o interesse das crianças pela leitura. Neste ano, instituições de outras doze cidades brasileiras participaram do Transportando Conhecimento. Em Imperatriz, outras ações educativas voltadas ao incentivo à leitura também foram promovidas em 2015 pelos integrantes do VLI Solidária, programada de voluntariado corporativo da empresa.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.