Em constante busca pela melhoria contínua e em linha com os valores de sustentabilidade, a VLI, empresa especializada em operações logísticas que integram atividades de ferrovias, portos e terminais, implantou um projeto piloto de aplicação de energia solar em seu pátio da Ferrovia Norte Sul, no município de Açailândia.
A iluminação cobre uma área de dois quilômetros de extensão com postes localizados em áreas estratégicas para garantir a segurança operacional ao longo da ferrovia. “É um sistema completo com alcance em todo trecho, incluindo pontos de operações de cruzamento e formação de trens”, explica o gerente de Projetos Norte, Fábio Costa.
O aproveitamento da energia solar implantada no pátio da FNS é pelo sistema fotovoltaico, de conversão direta para a energia elétrica, que consiste na instalação de postes, luminárias, baterias e painéis de captação solar. O sistema garante armazenamento de até três dias de energia e chega a gerar uma economia mensal de R$ 12 mil, considerando a mesma demanda fornecida pela energia convencional.
As vantagens da energia solar ficam evidentes quando os custos ambientais de extração, geração, transmissão, distribuição e uso final de fontes fósseis de energia são comparados à geração por fontes renováveis. Dados do Ministério do Meio Ambiente revelam que o Brasil, por sua localização e extensão territorial, recebe energia solar da ordem de 1013 MWh (mega Watt hora) anuais, o que corresponde a cerca de 50 mil vezes o seu consumo anual de eletricidade. Apesar disso, possui poucos equipamentos de conversão de energia solar.
Outro aspecto relevante, de acordo com o gerente, é a possibilidade de um ambiente operacional mais seguro, a partir da aplicação do sistema de energia: “É uma obra limpa sem resíduos de cabos, que evita o trabalho em altura, sem falar no risco com trabalho em linhas vivas (energizadas). Há uma redução expressiva nos riscos de incidentes operacionais, a começar pela disposição e manutenção do próprio processo, muito mais fácil e de menor exposição do homem”, afirma Fábio Costa, acrescentando a intenção de ampliar o sistema: “Pretendemos a aplicar o sistema para os demais pátios do corredor Centro-Norte da VLI”, informa.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís e Vitória (ES). A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
Comentários