Atendimento a cidadão que busca regularização para poder participar das eleições deste ano

A unidade do Viva Cidadão em Imperatriz realizará até esta quarta-feira (17) a revisão biométrica dos eleitores do município, por meio do posto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA). O recadastramento eleitoral biométrico garante mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação.

Por conta da proximidade do encerramento do prazo, houve aumento significativo de usuários na unidade. De acordo com o diretor-geral do TRE/MA, Gilson Borges, o prazo para o recadastramento não será prorrogado. Porém, quem não conseguir efetuar a atualização dos dados poderá recorrer até o dia 04 de maio.
“Na quarta-feira, dia 17, encerra a revisão do eleitorado e não haverá prorrogação. Contudo, já no dia seguinte, será possível ao eleitor que não conseguiu atendimento fazer a regularização. Todos que tiveram seus títulos cancelados poderão buscar a regularização até o dia 04 de maio”, explicou.
Outros serviços, como alistamento de novos eleitores, emissão de segunda via do título de eleitor e transferência de título, também poderão ser solicitados até o dia 04 de maio. Além de Imperatriz, o Viva Cidadão oferece os serviços voltados para os eleitores nas unidades de Presidente Dutra e em São Luís, no Jaracati.
“O trabalho do TRE/MA é essencial para efetivação da participação popular nas decisões políticas do nosso estado. Acreditamos que é uma parceria que precisa ser mais fortalecida para que os serviços voltados para os eleitores sejam disponibilizados em todas as nossas unidades”, afirmou, o diretor geral do Viva Cidadão, Duarte Júnior.
São Luís - Em São Luís, o posto de atendimento do TRE/MA foi reativado no dia 2 de fevereiro com capacidade de realizar em média 80 atendimentos por dia. Na unidade estão sendo oferecidos os serviços de alistamento de novos eleitores, emissão de segunda via do título de eleitor, transferência de título, revisão eleitoral e biometria.
Documentação necessária - Para realizar o cadastramento biométrico ou alteração de dados cadastrais é necessário apresentar o documento de identificação original e comprovante de residência atualizado, também original.
Para quem vai tirar o título de eleitor pela primeira vez é necessário apresentar originais e cópias do documento de identificação, comprovante de residência atual, comprovante de alistamento militar (homens entre 18 e 45 anos). E para transferência de município, o eleitor deve apresentar original e cópia do documento de identificação e do comprovante de residência com pelo menos três meses.