Vista parcial do SALIMP no Centro de Convenções de Imperatriz

Domingos Cezar

A coordenação geral do 13º Salão do Livro de Imperatriz – SALIMP, após manter contato com a assessoria do violinista Turíbio Santos, já recebeu a confirmação da presença do artista no maior evento literário do Maranhão, que se realizará no período de 2 a 11 de outubro. O maranhense Turíbio Santos é considerado pela crítica musical como um dos maiores violonistas do mundo.
Na 12ª edição do SALIMP, os amantes de um concerto de violão foram agraciados com o show do violonista português Victor Castro. Entretanto, a apresentação do artista foi prejudicada pelo entra e sai de pessoas na Arena Multicultural, com o barulho dos celulares de algumas pessoas que estavam na arquibancada, as quais, de certa forma, atrapalharam a apresentação, que cobra silêncio do público.
Este ano, para que esse problema não venha acontecer, a coordenação do 13º SALIMP vai tentar selecionar de alguma forma as pessoas que sejam apreciadoras dessa arte, para que somente elas possam ter entrada na Arena Multicultural no show do violonista Turíbio Santos. A assessoria do artista já alertou a coordenação do evento que o concerto musical exige silêncio por parte do público presente.
A coordenação continua contatando nomes de escritores em nível nacional para ser um dos palestrantes do evento. O 13º SALIMP, a exemplo dos anos anteriores, também possibilitará músicos, cantores e compositores locais a apresentarem seus trabalhos ao grande público que visita o Salão do Livro. Da mesma forma, aos escritores locais que terão a oportunidade de lançar seus livros no Café Literário.

Itinerância – Não obstante a preocupação de captar recursos junto aos órgãos governamentais e empresas privadas – uma vez que não se cobra ingresso – a diretoria da Academia Imperatrizense de Letras continua com seu trabalho voltado para os interesses do sodalício. Entre estes, a realização das reuniões itinerantes por município vizinhos, quando estes a convidam.
A próxima cidade é Sítio Novo, que receberá membros da Academia no próximo dia 13, quando o acadêmico Sálvio Dino ministrará palestra sobre a vida e obra de Parsondas de Carvalho. A AIL iniciou as reuniões itinerantes no mês de maio, em João Lisboa, e em junho foi recebida na cidade de Itinga do Maranhão, quando o acadêmico Edmilson Sanches ministrou palestra sobre vida e obra de Bernardo Sayão.