O posto de saúde do bairro Vila Conceição recebe hoje (30) os serviços do mutirão citológico. O atendimento acontece das 8h às 17h, contando com representantes de todas as coordenações da Atenção Básica do município, além da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap) e da Vigilância em Saúde. Esta última deverá realizar uma apresentação cultural, desenvolvida pelo núcleo municipal de educação e saúde (NMES).
A expectativa é atender cerca de 200 pessoas durante todo o dia. O foco do evento é a coleta de material citológico para exames. Este serviço já é disponibilizado nos postos de saúde do município, de uma a duas vezes por semana. Os mutirões, no entanto, conseguem atender a um maior número de pessoas por edição.
Integrante da equipe da Atenção Básica do município, Karla Andréia Araújo diz que o trabalho desenvolvido nos postos de saúde tem sido satisfatório. “Estamos tendo uma resposta muito boa nos postos da zona urbana, que já são cobertos. As enfermeiras estão fazendo. Uma ou duas vezes por semana isso [coleta de material citológico] é feito”, garantiu.
Segundo Karla, o município vem avisando à população do bairro sobre a realização do mutirão. “Já estamos avisando a população há bastante tempo para que as mulheres saibam da importância e compareçam ao posto”, explicou.
O exame do material citológico serve para identificar e prevenir o câncer do colo de útero. Deve ser feito anualmente por mulheres sexualmente ativas. No caso do mutirão da Vila Conceição, as pacientes terão acesso ao resultado no posto de saúde do próprio bairro, entre 15 e 21 dias após a coleta do material.
Outros serviços
Também serão oferecidas palestras e consultas de outras áreas da saúde. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), alunos do curso de Farmácia da Facimp estarão no local realizando exames de glicemia e hipertensão. (Comunicação)
Comentários