Conscientização da população faz parte da missão do evento

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), através do Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (Siadi), ultima os preparativos para a realização, entre os dias 14 e 18 deste mês, do VII Seminário de Educação Inclusiva, com o tema “Direito à Diversidade: A escola aprendendo com as diferenças”, que acontece nas instalações do New Anápolis Hotel.
A coordenadora do Siadi, Deise Cortez, explica que o seminário integra ações do Programa de Direito à Diversidade do Ministério da Educação (MEC) e contará com a participação de 35 municípios maranhenses. “Participam do encontro 35 municípios, cada município enviará dois representantes para participar da formação: o coordenador do setor de educação inclusiva e um professor responsável por uma sala de recurso multifuncional. Estas salas de recursos realizam atendimento educacional especializado, nas quais as crianças com necessidades especiais são levadas no turno diferente ao que estudam, e onde são desenvolvidas atividades que favorecem a aprendizagem nas salas de ensino regular”, disse.
O Siadi tem como missão fomentar políticas de inclusão na rede municipal de Imperatriz. Inicialmente, o centro de ações deste sistema era a pessoa com deficiência. Atualmente, seguindo as orientações do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), vem ampliando seus eixos de atuação, no sentido de oportunizar, nos ambientes escolares, as relações do sujeito consigo e com os outros.
A cerimônia de abertura do seminário acontece na próxima segunda-feira (14 de maio), às 8h, nas instalações do New Anápolis Hotel, às margens da BR-010.

Outras ações do Siadi

Formação Continuada: Uma das principais ações do Setor é a formação através do Projeto: Ler o Mundo, escrever a vida: a construção do sujeito com deficiência e sua relação com o conhecimento. A formação envolveu 700 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e trouxe como proposta construir em parceria com os gestores e educadores elementos que favoreçam a aprendizagem, propiciando reflexões acerca da construção da identidade da pessoa com deficiência, bem como sua relação com o conhecimento. Além disso, oportunizou a compreensão das particularidades de cada um, assegurando o direito à própria identidade tendo como princípio a individualidade do sujeito na sociedade. A formação foi oferecida nas seguintes etapas: Deficiência Intelectual, Deficiência Física, Pessoa com Surdez, Deficiência Visual, Deficiência Múltipla e Surdocegueira.
Salas de Recurso Multifuncional: Espaço destinado a realização do Atendimento Educacional Especializado (AEE), as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) têm como público alvo alunos com deficiência, Transtornos Globais de Desenvolvimento, Altas Habilidades e Superdotação. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) se dá de forma complementar e/ou suplementar, funcionando como suporte para que o aluno consiga se apropriar dos conteúdos próprios do ano (série) no qual está matriculado. Em 2011, o SIADI contabilizou 262 alunos atendidos nas Salas de Recursos em toda a Rede Municipal de Ensino.
Projeto “Libras é Legal”: Desde 2010, a Secretaria de Educação de Imperatriz, através do SIADI, desenvolve o Projeto Libras é Legal, e em 2011 atendeu 14 escolas, nas quais o aluno com surdez é alfabetizado em LIBRAS, junto aos outros alunos de sua sala. Este aluno ainda recebe atendimento especializado na Sala de Recursos juntamente com a instrutora.