A Vigilância Sanitária vai realizar no sábado, 09 de fevereiro, no final da tarde, ações simultâneas nas praças da Cultura, Mané Garrincha e na Beira-Rio. As equipes do órgão vão verificar todas as barracas que comercializam e manipulam alimentos.
Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária de Imperatriz, Dinaldete Marques, o órgão tem recebido muitas denúncias de estabelecimentos, tais como padarias e lanchonetes, que manipulam alimentos de forma inadequada, prejudicando a saúde da população.
Os ambulantes não ficarão de fora desta fiscalização. “Serão aplicadas todas as prerrogativas que a Vigilância Sanitária preconiza para que um estabelecimento funcione de acordo com as normas sanitárias”, afirma Dinaldete Marques.
De acordo com ela, “serão cobrados o uso de EPIs, cestos com tampa e pedal, manipulação adequada dos alimentos, uso de tábuas de cortar carne dentro do padrão necessário. O uso inadequado, por exemplo, de tábuas de madeira é altamente suscetível a fungos, bactérias e outros micro-organismos”, afirma a coordenadora.
A fiscalização será geral nestas barracas para atestar se os barraqueiros manipularão os alimentos de forma adequada, evitando que os foliões se contaminem.
“A participação efetiva da população é um requisito básico para que possamos cumprir a nossa missão de proteger a sua saúde. Todos têm direito à saúde e todos podem e devem participar. Portanto, exerça o seu papel de vigilante de sua própria saúde, de sua família e de sua comunidade”. Essa é a mensagem da Vigilância Sanitária para coibir práticas irregulares e instituir uma parceria com o cidadão.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14625
Comentários