A coordenadora do Núcleo de Alimentos da Vigilância Sanitária, Stefanne Jorge, garantiu à reportagem que durante o período de carnaval [sábado a terça-feira] o órgão atuará na prevenção e fiscalização do comércio ambulante no circuito da folia. A concentração do “carnaval da gente” ocorrerá na Praça da Cultura, no Centro.
Ela orienta os vendedores ambulantes a redobrar os cuidados com a manipulação de alimentos, utilizando os equipamentos necessários de proteção e de higiene exigidos pela legislação sanitária brasileira.
Segundo ela, os ambulantes que desrespeitarem a lei poderão ser autuados pelos fiscais do órgão, devendo responder processo de autuação sanitária, podendo ser arbitrada uma multa pela diretoria de Vigilância Sanitária.
Stefanne Jorge observa que durante o serviço de inspeção verificou-se a venda de produtos alimentícios sem registros, principalmente queijos e leite de forma in natura, o chamado “leite de latão” utilizado como matéria-prima.
Além disso, ela recomenda aos vendedores ambulantes que manipulam e comercializam produtos alimentícios deverão utilizar touca e luvas plásticas. A coordenadora salienta que não é recomendada a utilização de brincos, adornos, unhas grandes e falta de asseio, onde geralmente os homens atendem às pessoas com barbas grandes.
“Esses produtos não devem ficar descobertos ou expostos durante muito tempo ao cliente, principalmente a gordura utilizada para fritura não deve ser reaproveitada devido ao surgimento de substâncias tóxicas”, finaliza. (Gil Carvalho/ASCOM)
Comentários