A Vigilância Sanitária do Município iniciou, esta semana, fiscalizações nas barracas das praias do Meio e do Cacau. Objetivo é inspecionar os empreendedores que comercializam alimentos às margens do rio Tocantins, em Imperatriz, para garantir o cumprimento das normas sanitárias e evitar problemas referentes à intoxicação alimentar.
De cunho punitivo, visitas acontecem semanalmente e caso sejam encontradas situações fora dos padrões os comerciantes serão penalizados, conforme prevê a Resolução RDC Nº 216/2004 da ANVISA, que dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Segundo a equipe de fiscalização até o momento está tudo dentro das normas.
"Quando encontramos algo fora do lugar que não seja grave, damos um prazo pra se regularizarem, mas se retornarmos e houver caso reincidente, aplicamos as sanções previstas na Lei" - explicou a coordenadora da Vigilância, Márcia Figueiredo. Ela ressalta que todas as exigências cobradas foram repassadas aos trabalhadores em treinamentos, oferecidos em junho e julho.
Nas fiscalizações são cobradas medidas como a separação de alimentos cru dos cozidos; armazenamento de peixe separado de outros condimentos; não reutilização excessiva do óleo para frituras; organização da barraca; e necessidade do uso de equipamentos de proteção individual, como toucas, luvas e sachês. (Maria Almeida-Ascom)
Comentários