O não cumprimento do plantão de farmácias está sendo penalizado
Palestras em escolas e fiscalizações a diversos estabelecimentos foram intensificadas com o objetivo de orientar e conscientizar

Entre os dias 15 e 19 de maio, a Vigilância Sanitária realizou uma série de atividades de combate à comercialização irregular de alimentos, bem como ao não cumprimento do plantão de farmácias. Palestras em escolas e fiscalizações a diversos  estabelecimentos foram intensificadas, com o objetivo de orientar e conscientizar, assim como alertar a população sobre os direitos de cada um, enquanto consumidores desses serviços.
A coordenadora municipal da fiscalização, Monice Abrantes, explica que as ações visam cumprir as determinações previstas em leis, que garantem acesso a uma alimentação de qualidade e ao serviço de assistência farmacêutica 24h.
"Quanto aos plantões, nós temos intensificado as fiscalizações, porque há um grande número de reclamações por parte da população, insatisfeita com as empresas que se negam a prestar o serviço", ressalta Monice. Segundo ela, nos últimos 20 dias, cinco drogarias foram interditadas por não cumprirem o atendimento após as 22h.
No que se refere aos setores de alimentação, também serão intensificadas as vistorias em bares, restaurantes, barracas e vendedores ambulantes que comercializam comida. A intenção é conscientizar sobre a importância das condições plenas de higiene e conservação dos produtos. "Nós já orientamos as pessoas sobre os procedimentos corretos de manuseio e acomodação dos alimentos e se encontrarmos irregularidades, aplicaremos as sanções previstas nas normas da Vigilância Sanitária", reforçou. (Maria Almeida-ASCOM/PMI)