Wyderlânnya de Aguiar Costa, coordenadora da Vigilância em Saúde

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Wyderlânnya de Aguiar Costa, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), alerta para o aparecimento de escorpiões nos bairros Bacuri e Vila Lobão, em Imperatriz. “O ambiente precisa estar limpo para não atrair os escorpiões, pois são extremamente perigosos e uma picada pode levar à morte”, orienta.
Ela aconselha a comunidade a não deixar lixo acumulado no quintal, bem como restos de materiais de construção [madeiras, tijolos, telhas e baldes] que servem como espécie de esconderijo para os escorpiões.
Wyderlânnya Aguiar observa que uma picada de escorpião causa dor intensa, vermelhidão e febre. Os postos de saúde e o Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), o Socorrão, possuem o soro. “Se a pessoa for picada, deve ser encaminhada com urgência para o hospital ou posto de saúde mais próximo para aplicação do soro”, recomenda.
Os escorpiões só atacam o homem quando se sentem acuados e em circunstância de defesa. Para que um acidente com escorpiões não ocorra, deve-se tomar algumas medidas básicas de prevenção, tais como: manter limpos os locais próximos às residências, evitando acúmulo de lixo, entulhos e materiais de construção, e manter o ambiente familiar livre de baratas, que são reconhecidas como um dos principais alimentos dos escorpiões nos centros urbanos.
A coordenadora da Vigilância em Saúde diz que “ao ser detectada a presença do escorpião, é fundamental que a Vigilância em Saúde seja informada imediatamente”. O telefone em Imperatriz é 3524-9879. (Assessoria)