O inverno chegou e, com ele, aumenta a preocupação com a dengue. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a Vigilância em Saúde do município já alertam a população sobre os cuidados necessários para evitar que a doença se espalhe pela cidade.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Wyderlannya Aguiar, afirma que combater a dengue é uma tarefa simples, mas é necessário que todos se envolvam nesta causa. “Combater a dengue é uma tarefa fácil se todos colaborarem. Chuva e calor favorecem o aparecimento do mosquito transmissor da dengue, por isso precisamos da ajuda de todos para eliminar e evitar os focos do mosquito e não deixar que ocorra aumento de números de casos”, explica.
Wyderlannya lembra que todo o país está em alerta contra a dengue. Segundo ela, as equipes de saúde do município vão manter o ritmo de trabalho acelerado. “Neste momento é muito importante a participação de todos no combate à dengue. Sabemos que o Brasil todo está em estado de alerta. Em nossa cidade, os casos têm diminuído nos últimos meses, fato este que não permite o descanso dos servidores e da comunidade. Ela pode atingir todo mundo, sem exceção. Por isso, é muito importante a união de todos no combate à doença”, argumenta.
A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma) também participa do combate à dengue. Neste período, as equipes devem intensificar a fiscalização em terrenos baldios, ferro velhos, borracharias, oficinas de lanternagens. Estes locais costumam apresentar as melhores condições de reprodução para o mosquito.
Dengue
O mosquito da dengue (Aedes aegypti) se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída). Os sintomas da dengue clássica são febre alta com duração de 2 a 7 dias, dor de cabeça, dor no corpo e nas juntas, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas pelo corpo. “Por isso, a conscientização da população e a tomada de medidas são de fundamental importância para a redução e, quem sabe, a erradicação desta doença”, acrescentou, afirmando que quem sentir alguns destes sintomas procure imediatamente um médico em qualquer uma dessas situações abaixo: dores na barriga fortes e contínuas, vômitos persistentes, sangramento pelo nariz, boca e gengivas, sede excessiva e boca seca. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14270
Comentários