Hoje (22) é o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, como forma de alertar as pessoas sobre a necessidade do uso racional deste recurso. Em Imperatriz, a Vigilância em Saúde Ambiental realiza uma blitz educativa, para conscientizar a população sobre o tema.
A blitz acontece na avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, entre as ruas Pará e Amazonas. A ideia é orientar a população de Imperatriz sobre a importância da qualidade da água para a Saúde do ser humano e sobre necessidade da sua preservação.
Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Wyderlânya Aguiar, a orientação sobre o tema é uma das formas que o órgão encontrou de contribuir para o fim do desperdício e da poluição da água. “A Vigilância [em Saúde] Ambiental sente-se na obrigação de desenvolver ações que tenham a missão de promover a proteção, preservação e recuperação da água através do exercício da educação ambiental, de modo a assegurar para as atuais e futuras gerações a necessária disponibilidade de água em padrões de qualidade”, garantiu.
Para Wyderlânya, a escassez e o uso abusivo da água doce constituem, hoje, uma ameaça crescente ao desenvolvimento das nações e à proteção do meio ambiente. Ela explica que a saúde e o bem estar de milhões de pessoas, a alimentação, o desenvolvimento sustentável e os ecossistemas estão em perigo, ameaçados pela possibilidade de ficarem sem água.
Dia Mundial da Água
O dia 22 de março foi instituído como o Dia Mundial da Água no ano de 1992, pela ONU, para conscientizar a população sobre a necessidade de preservação deste recurso natural. A ideia era evitar o desperdício e a poluição.
Segundo a ONU, menos de 0,1% da água do planeta pode ser, em condições naturais, consumida pelo ser humano. Desta forma, ainda de acordo com a Organização, há possibilidades reais de que, em um futuro próximo, falte água potável no planeta. A preservação é vista como a principal alternativa para a mudança deste quadro. (Comunicação)
Comentários