Hemerson Pinto
Basta visitar as comunidades ligadas por estradas vicinais no município de Imperatriz para observar a satisfação dos moradores das dezenas de povoados e localidades. O PROGRESSO percorreu trecho dos 18 km de uma das estradas vicinais mais importantes da região, que liga a Estrada do Arroz no povoado Olho D’Água dos Martins à BR-010, passando pelas vilas Conceição I e Conceição II.
“Há muitos anos não vivíamos passando sufoco aqui no inverno como foi no último inverno. Chegou um momento que carro pequeno só passava se o dono tivesse disposto a levar pra oficina no outro dia. Quando não ficava quebrado na estrada, saía com algum defeito. Tinha cada buraco que até de moto era arriscado, difícil para gente levar nossos produtos para vender”, afirma o lavrador Francisco das Chagas.
Proprietário de terra entre a Vila Conceição I e o povoado Olho D’Água, Raimundo Pinheiro, comemora a recuperação do trecho. “É muito importante, agora ficou mais fácil levar a farinha pra vender no povoado ou na Imperatriz mesmo e ainda posso receber meus parentes aqui todo final de semana. Ninguém queria vir mais com estrada ruim”.
Segundo o superintendente de Reordenamento Agrário e Desenvolvimento Territorial da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, Valdinar Barros, o trabalho feito na estrada que passa em frente à fazenda Santo André, do seu Raimundo, foi apenas a primeira etapa. “Ainda vem o piçarramento, que faz do programa Mais Estradas Vicinais, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura. Vai ficar muito melhor. É muito importante para essas comunidades rurais, pois vai interligá-las para dar trafegabilidade e escoamento de toda a produção rural do município de Imperatriz”, destacou.
Valdinar, na manhã do último domingo, encontrou-se com nossa reportagem na estrada vicinal. O representante do programa na região buscava meios de viabilizar duas frentes de serviços para o piçarramento da estrada que deve ser iniciado nos próximos dias. Por enquanto, as máquinas que passaram trabalhando a terra trouxeram de volta a esperança dos proprietários de áreas rurais.
O superintende de Reordenamento Agrário afirmou que, além dos 18km do Olho D’Água dos Martins à BR-010, passando pelas vilas Conceição I e II, “será feita a recuperação dos acessos”.
Ao Riacho do Meio, Água Boa, Cajueiro, Açaizal ligando ao Centro Novo, do KM 1.700 ao povoado São Félix, Via Estrada da Suzano, Povoado Imbiral a Estrada do Arroz, São José da Matança, Centro dos Curicas, Imperatriz ao Cacauzinho, Camaçari ao Bebedouro”.
Comentários