* Valdizar Lima 

2017. Século 21. Dia 15, quase 16. Quem diria 165 anos de fundação. Ainda na flor da idade. Hoje, no silencio sepulcral da noite, aguardo o amanhecer de um dos mais importantes dias de nossa Princesa. "A Imperatriz". Mas antes que a lua se recolha e o sol a cumprimente com seus raios cintilantes e multicoloridos adentrando com sua energia nossas vidas, sinto que ainda há tempo para numa viagem transcendental, através do túnel do Tempo, para chegar lá pelas bandas do curtume e presenciar a chegada de quem procurava um lugar plano para descansar de sua viagem de três anos navegando rio a cima. O Frei, que era também Capelão, aportou e na ribanceira tão cantada pelo Neném, Dibel, Zeca e  Carlinhos, o Veloz.  Ao entardecer, quase boca da noite, de 16 de junho de 1852. Um dia daquelas que o sol se apresenta bem avermelhado para suavizar o dia. E ali, o Frei com sua equipe, debaixo dessa luz vermelha e grandiosa, quase se escondendo por entre as árvores, chamou aquele lugar de POVOAÇÃO DE SANTA TERESA DO TOCANTINS. 
E eu presenciei aquela cena. Logo em seguida, começo a retornar. E nesse retorno e algum tempo,  antes mesmo do amanhecer, deparo-me com o Imperador D. Pedro II, em 1856, assinando a lei 389 mudando o nome de Santa Tereza do Tocantins, para VILA IMPERATRIZ, homenageando assim, a Imperatriz Teresa Cristina. Ao presenciar a assinatura da tal lei, não dei nem confiança e continuei minha viagem de retorno até encontrar com o Sr. Godofredo Mendes Viana assinando no dia Primeiro de abril de 1924, a lei 1179 elevando aquela vila a categoria de cidade. 
Grande decisão, pois já nem chamávamos mais de Vila e sim, IMPERATRIZ. Ainda na viagem de retorno e quase amanhecendo o dia, deparo-me com o discurso do Presidente Juscelino Kubitschek, dizendo "Imperatriz era uma vila escondida na Floresta no meio do nada, mas que a Belém  Brasília, a faria constar no Mapa do Brasil a partir daquele instante, com a inauguração dessa estrada que liga Brasília a Belém. Imperatriz será de agora em diante, uma cidade de grande valor no cenário nacional, pois está situada dentre uma das mais importantes estradas e um dos mais importantes rios da Amazônia". E não é que ele estava certo?  Aí, naquele instante, senti uma luz que surgia no horizonte e vi que o dia estava a amanhecer. Conclui minha viagem no túnel do Tempo e percebi que já era uma linda manhã do dia16 de Julho de 2017. 
Parabéns Minha Princesa. Parabéns Princesa Imperatriz dos Poetas e cantadores que nunca cansam de exaltar teu nome. Parabéns por seus 165 anos de vida. Que o Nosso Deus, O nosso Sol e nossa lua, a ilumine como sempre fez desde o dia em que aportou Frei Manuel Procópio na margem esquerda do Rio Tocantins, onde fincou uma grande cruz, determinando que ali começaria uma grande cidade. E não é que ele estava certo também?

*Valdizar Lima, cronista e um apaixonado por Imperatriz.