Definida para o próximo dia 11 de novembro, em Imperatriz, a VI edição do “Seminário Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes”. Será num sábado, a partir das 8 horas, no do Palácio do Comércio, no Centro.

O evento, que já ocorreu em São Luís, Pedreiras, Caxias, Grajaú e Balsas, tem o objetivo de debater com a sociedade civil organizada as estratégias para a recuperação das bacias hidrográficas do estado.
Em Imperatriz, o foco das discussões será o rio Tocantins e seus afluentes e ocorre após a aprovação, em caráter terminativo, do projeto de autoria do senador Roberto Rocha (PSDB) que incluiu a Bacia do Tocantins na área de influência da Codevasf podendo, com isso, de agora em diante, ser alvo de ações executivas daquela autarquia.
Os seminários surgiram da preocupação do senador Roberto Rocha com a situação atual dos rios maranhenses. A essa preocupação se juntaram o Instituto Cidade Solidária (ICS) e o Movimento Ensinando e Aprendendo (MEA).
Os encontros realizados até agora, ressalta o senador Roberto Rocha, não se limitaram às palestras e mesas redondas sobre a temática do meio ambiente. Em todos, completa ele, foram apresentadas ações que estão sendo viabilizadas para a revitalização dos rios.
Em Imperatriz, conforme a comissão organizadora, a primeira atividade técnica será com o secretário executivo da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da CODEVASF, Elton Silva Cruz, que vai falar sobre “O Papel Institucional da CODEVASF com Ênfase na Revitalização das Bacias Hidrográficas do Estado do Maranhão”.
A segunda palestra será proferida pela engenheira e doutora em Recursos Florestais, Maria Carolina Silva, e o tema será “Manutenção de Serviços Ecossistêmicos Como Estratégia de Planejamento Ambiental da Bacia Araguaia-Tocantins”.
As inscrições para o seminário já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail  inscicoes@cidadesolidaria.org, ou 98 99221-1261. Quem mora em Imperatriz também pode se inscrever pessoalmente no escritório de representação do senador Roberto Rocha, localizado na Rua Barão do Rio Branco - Centro, ou pelo telefone 99 3525-3833. A entrada é apenas 1 quilo de alimento não perecível, que será doado para uma instituição beneficente da cidade.
O seminário tem o patrocínio da Codevasf, Banco do Nordeste (BNB), Caixa Econômica Federal, Suzano e Prefeitura de Imperatriz. (Assessoria)