A sexta edição da Conferência Municipal da Cidade de Imperatriz foi bastante produtiva e os participantes do evento lotaram o auditório da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), na segunda-feira (20). No decorrer do dia, foram discutidas propostas e eleitos 10 delegados que irão representar o município nas Conferências Estadual e Nacional.
Depois do credenciamento dos participantes, foi feita a abertura oficial do evento. Em seguida, o Dr. Eneas Nunes Rocha ministrou uma palestra sobre “A Função Social da Cidade e da Propriedade”, e destacou as mudanças pelas quais Imperatriz passou ao longo do tempo. Ele também enfatizou “a importância de não se pensar no desenvolvimento da cidade apenas pelo viés estritamente capitalista, mas social, onde as pessoas sejam o principal foco”, disse.
À tarde, os participantes foram divididos em quatro diferentes eixos de discussão e puderam indicar várias propostas para serem aprovadas pela plenária. Entre as propostas lançadas e aceitas, podemos destacar: o tratamento dos efluentes antes que cheguem ao rio Tocantins; As leis dos planos diretores de desenvolvimento participativo contenham explicitamente a previsão de implantação dos instrumentos tributários, IPTU ecológico e IPTU progressivo, entre outras.
Para a secretária de Planejamento Urbano e Meio Ambiente e presidente do Conselho Municipal da Cidade, Tereza Marques, a realização do evento “foi muito positiva, houve uma participação efetiva da população das diversas classes, como ONGs, empresariado e outras, o que era necessário para o evento acontecer. Com isso, se pôde concluir a Conferência com a eleição dos delegados. Então foi muito positiva a nossa avaliação do evento”, concluiu.
Ao final, foram eleitos 10 delegados para levar as propostas escolhidas e para representar Imperatriz nas Conferências Estadual e Nacional, sendo que, foram dois delegados – um titular e um suplente – de cada categoria representada: ONG’s, Entidades de Trabalhadores, Movimentos Sociais, Acadêmico – Profissional e Poder Público. O professor Antonio Expedito Barroso, a servidora pública Andreia Aquino Santos e os advogados Aluísio Barroso de Melo e Regina Célia Nobre Lopes, foram alguns dos eleitos. (Sara Batalha/ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15638
Comentários