O projeto Arte & Cidadania nas Escolas aporta na manhã desta sexta-feira (6), no Centro de Ensino Vespasiano Ramos, cujo estabelecimento de ensino encontra-se situado na Rua Bandeirantes, no bairro Vila Nova. A escola tem como gestores as professoras Wilamita Maria Silva e Ana Cláudia, as quais recepcionam os integrantes do projeto.
Coordenado pela Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), por intermédio do poeta/cantador Zeca Tocantins, o projeto conta com a parceria da Vara da Infância e da Juventude, Comissariado de Justiça, por intermédio do juiz de Delvan Tavares e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação – SEMED e Academia Imperatrizense de Letras – AIL.
Desenvolvido há cinco anos, o projeto, segundo informa o presidente da FCI, Antonio Mariano de Lucena Filho, já visitou cerca de 70 escolas públicas (municipal e estadual), das zonas urbanas e rural do município. “Porém, já se estendeu também aos municípios de Governador Edison Lobão e São Miguel do Tocantins”, afirma Lucena filho.
Neste primeiro semestre, o projeto cumpriu toda sua agenda iniciando pela Escola Castro Alves I (Vila Redenção), Escola Frei Tadeu (Vilinha), Escola Giovanni Zanni (São José do Egito), Escola Machado de Assis (Vila Nova), Escola Paulo Freire (Parque Amazonas), CE Escola União (Parque Amazonas), Escola Enock Bezerra (Imbiral), CE Governador Árcher (Centro).
Programação – A programação da escola Vespasiano Ramos, conforme informa Zeca Tocantins, tem início logo cedo nas salas de aulas, com as palestras de ética e cidadania ministradas pelos membros do Comissariado de Justiça. “Dentro desse contexto, o juiz Delvan Tavares continua no pátio da escola com a presença de todos os alunos”, diz Zeca.
Zeca Tocantins, por sua vez, comanda o momento cultural no pátio da escola, com a participação do canto Clodoaldo Bezerra, que substituiu o cantor/compositor Neném Bragança no projeto. Os alunos têm a oportunidade de mostrar aos colegas suas aptidões para a música, o canto, a poesia, a arte cênica, entre outras manifestações culturais.
“O projeto tem cumprido fielmente seu objetivo de levar a cultura e a cidadania por intermédio da Fundação Cultural de Imperatriz e da Vara da Infância e da Juventude”, afirma Zeca Tocantins, ressaltando que a Vara e o Comissariado da Justiça têm realizado uma excelente ação de caráter social orientando os alunos a se afastarem da droga e da prostituição. (Domingos Cezar/ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15022
Vespasiano Ramos recebe nesta sexta-feira o Projeto Arte & Cidadania nas Escolas
O projeto encerra este período retornando em 8 de agosto na Escola Santos Dumont
Comentários