Vereador Esmeradhson de Pinho: “Imperatriz tem de ser vista como segunda capital do Maranhão”

Raimundo Primeiro

Em atendimento a solicitação feita pelo vereador Esmeradhson de Pinho (PSDB), acontece, às 9h desta quinta-feira, 19, Audiência Pública, na Câmara Municipal, para discutir sobre a implantação de um Curso de Mestrado Gratuito, no Centro de Ensino Superior de Imperatriz (Cesi), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) em Imperatriz.
Para o evento, foram convidados diversos agentes envolvidos no processo de implantação do Curso de Mestrado na Uema em Imperatriz, entre eles universidade, governo do Estado e instituições ligadas a pesquisa, caso da Fapema.
A curso é de suma importância, pois, a partir da sua implantação, Imperatriz vai passar a fazer parte do Circuito Nacional de Pesquisas. O Município, como o Ministério da Educação (Mec) preconiza, ainda não tem como promover a Educação Continuada, com as pessoas se deslocando para outros centros, como Belém (PA) e Fortaleza (CE). “E isso é caro, pois inviabiliza a pessoa ficar dois anos fora, principalmente tendo em vista que, muitas delas possuem famílias, ficando mais difícil ainda a busca da qualificação em outras cidades”, reforça.
O vereador Esmeradhson de Pinho informou, durante reportagem a O PROGRESSO, na manhã de ontem, que a Audiência Pública vinha sendo articulada desde o final do ano passado. Segundo ele, trata-se de um dos mecanismos oferecidos pela Câmara para a discussão de assuntos locais.
O vereador Esmeradhson de Pinho acredita na sensibilidade e no empenho do governador Flávio Dino (PCdoB), sobretudo em razão de o chefe do Executivo maranhense “ser um professor”. A propósito, lembrou Imperatriz ser reconhecida, pelo gestor, como a segunda capital do Estado.

Presença - A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) também foram convidadas para a Audiência de hoje, no Palácio Dorgival Pinheiro de Sousa. Os presidentes das entidades, Francisco da Silva Almeida e Jairo Almeida dos Santos, engrossarão as fileiras em prol da consolidação do projeto que visa a instalação de um Curso de Mestrado no Cesi/Uema em Imperatriz.