O projeto de reordenação das “rotas de leitura” lançado pela Companhia Energética do Maranhão (Cemar) tem sido questionado pelos consumidores que discordam do procedimento adotado pela concessionária de energia elétrica. A medida pegou muita gente de surpresa, embora a empresa justifique que a ação é amparada por uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A maioria dos consumidores reclama que a concessionária não promoveu campanha explicativa sobre a emissão de duas faturas no único mês, embora com referência e valores diferenciados. A empresa lembra que os consumidores que receberam duas contas poderão optar pelo parcelamento, sem juros, em até seis vezes.
Diante das reclamações dos consumidores, o vereador Rildo de Oliveira Amaral (Solidariedade) oficializou pedido de providências ao Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, em Imperatriz.
“Solicitamos providências cabíveis nos casos em que a Companhia Energética do Maranhão – Cemar – tem enviado mais de uma fatura de cobrança de consumo de energia elétrica no mesmo mês para a mesma unidade consumidora”, assinala o vereador Rildo Amaral no ofício dirigido ao promotor Sandro Pofahl Bíscaro.
O vereador observa que nestas últimas semanas tem recebido inúmeras denúncias de cidadãos imperatrizenses que comprovaram [apresentando as faturas] a duplicação nas cobranças de energia elétrica.
Audiência – Já o vereador Fidelis Uchoa entrou com pedido junto à mesa diretora solicitando a realização de audiência pública para debater o assunto. Como os vereadores estão de recesso, ele solicitou sessão extraordinária. Até o momento, a Presidência da casa ainda não se pronunciou sobre a realização da audiência.
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