Raimundo Primeiro
O Dia das Mães não poderia deixar de ser lembrado pela Câmara Municipal de Imperatriz. A afirmação foi feita na manhã dessa quinta-feira (7) pelo vereador José Carlos Soares Barros (PTB), presidente da Casa, logo após a sessão solene pela passagem da data, que será comemorada nacionalmente domingo, 9 de maio. As atividades foram iniciadas por volta das 9h, quando o Cerimonial colocou em prática o ritual alusivo à programação.
Pensamento compartilhado pelo vereador Esmerahdson de Pinho (PSDB), acrescentando que o Dia das Mães não poderia deixar de ser lembrado pelo Parlamento. “Uma data especial, forte, que homenageia as pessoas mais importantes em nossas vidas, que são as nossas mães”, comentou.
O vereador Alberto Sousa também reputou o evento como de fundamental importância, ressaltando que o significativo número de pessoas presentes reafirmou a iniciativa positiva da Câmara Municipal, com apoio de todos os parlamentares.
Durante a sessão solene, presidida pelas vereadoras Fátima Avelino (PMDB), Caetana Frazão (PSDB) e Terezinha Oliveira Santos (PSDB), aconteceu a entrega da Comenda “Hilda Rocha Cortez”, primeira mulher a exercer o cargo de vereadora em Imperatriz, empossada em 31 de janeiro de 1955.
Criada pelo vereador-presidente, José Carlos Soares Barros, com projeto aprovado por unanimidade, a Comenda “Hilda Rocha Cortez” foi entregue a quarenta e duas mães, na manhã de ontem, com o Palácio Dorgival Pinheiro de Sousa superlotado por familiares, amigos e imprensa, prestigiando a programação desenvolvida por ocasião do transcurso do Dia das Mães.
Durante entrevista, o vereador José Carlos Soares Barros, emocionado, observou ter apresentado o projeto para instituição da Comenda “Hilda Rocha Cortez” com o objetivo principal de promover a valorização e o fortalecimento das famílias, por meio da mãe que, efetivamente, representasse “as outras mães da nossa cidade; uma mulher-mãe de garra, que conseguiu contribuir com o processo de desenvolvimento da nossa cidade”.
A vereadora Terezinha Oliveira fez uso da palavra e, a propósito de sua fala, destacou o quanto as mães são importantes na criação dos filhos e no fortalecimento dos laços familiares. “Homenagem bonita, com muitas mães participando”.
Encerrando a solenidade, as mães, esposas dos vereadores e mulheres presentes receberam buquês de flores, em reconhecimento e memória a todas as mulheres imperatrizenses. “Momentos marcantes, inesquecíveis, gostei de ter participado”. A avaliação foi feita pela vendedora Carmem Freitas, que acompanhou a “festa” da galeria do Palácio Dorgival Pinheiro de Sousa.
Hilda Rocha
A ex-vereadora Hilda Rocha – que dá nome à comenda entregue a mães da cidade na manhã de ontem – participou e integrou a mesa diretora da sessão solene. Com dificuldades em poder expressar o que sentia, por causa de problemas de saúde, ela teve como porta-voz uma de suas filhas, Lúcia Cortez.
A vereadora Fátima Avelino reafirmou nunca ter visto acontecer uma solenidade de tal envergadura na Câmara Municipal. “A emoção tomou conta, uma homenagem justa para as mães”.
Sobre a data
O Dia das Mães é comemorado no Brasil desde 1932, por determinação do presidente Getúlio Vargas. É comemorado no segundo domingo de maio em atendimento a pedido da Associação Brasileira pelo Progresso Feminino. Desde 1947, por decisão de Dom Jaime de Barros Câmara, cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, faz parte do calendário oficial da Igreja Católica.
Comentários