Em plenário, vereadores debateram sobre a má qualidade do transporte coletivo em Imperatriz

O vereador Antônio Fernandes de Oliveira (DEM), o Antônio José, presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, da Câmara Municipal de Imperatriz, avaliou como positiva a audiência pública sobre transporte coletivo realizada nessa quinta-feira (28). “Essa foi uma audiência bastante proveitosa, embora tenha sido polêmica”, disse.
Ele observou que a comunidade exerceu a cidadania ao lotar a galeria da Câmara Municipal de Imperatriz. “O povo está consciente e não aceita mais essa empresa (VBL) explorar o serviço de transporte coletivo de passageiros em nossa cidade”, disse.
Antônio José defendeu a realização de outras audiências para discutir o problema de forma mais ampla. Ele garantiu ainda que os vereadores que integram a Comissão de Obras e Serviços Públicos notificarão o município a prestar informações sobre o processo administrativo e a renovação da concessão do transporte coletivo ocorrida em 2008.
Em entrevista, o vereador Antônio Silva Pimentel (DEM) também considerou positiva a audiência pública que contou com a expressiva participação da comunidade dos bairros de Imperatriz. “Nós queremos que a empresa (VBL) viabilize melhorias para o transporte público de passageiros, pois o povo não aguenta mais esse descaso”, disse.
Pimentel assinalou que os usuários do transporte coletivo que residem em povoados sofrem com a ineficiência do serviço prestado pela Viação Branca do Leste (VBL), principalmente os moradores das Vilas Conceição I e II, Lagoa Verde, Centro Novo e do Km 1.700. “A empresa não cumpre os horários e itinerários, penalizando os usuários, que reclamam do caos no transporte público. E quando chega o final de semana, a situação se agrava”, relata.
O vereador Fidelis Rodrigues da Silva Uchoa (PRB), o Fidelis Uchoa, destacou a presença da comunidade que lotou a galeria e questionou a qualidade do serviço oferecido pela empresa VBL. “Nós tivemos ainda a participação dos representantes das empresas, promotor de Justiça (Sandro Bíscaro) e secretários municipais”, diz.
Uchoa espera que a audiência pública surta efeitos positivos aos usuários do transporte coletivo para que providências, em caráter de urgência, sejam adotadas pela direção da empresa Viação Branca do Leste. “A Comissão de Obras e Serviços Públicos está à disposição da sociedade para que apresente formalmente reclamações sobre o transporte coletivo de passageiros em Imperatriz”, concluiu. [Da Assessoria]