Vereadora Terezinha Soares defende implantação do programa antitabagismo na rede municipal de saúde em Imperatriz

A vereadora Terezinha de Oliveira Santos (PSDB), a Terezinha Soares, solicitou nessa quarta-feira (22/05) à secretária municipal de Saúde (Semus), Conceição Madeira, a implantação de tratamento antitabagismo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no município de Imperatriz.
Ela justifica que o tratamento deve observar a portaria nº 571 [05 de abril de 2013, do Ministério da Saúde] que disciplina diretrizes de cuidado à pessoa tabagista no âmbito da rede de atenção à saúde das pessoas com doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS).
A parlamentar observa que constituem-se diretrizes para o cuidado às pessoas tabagistas o apoio terapêutico adequado, identificação e acolhimento às pessoas tabagistas e o reconhecimento do tabagismo como fator de risco para diversas doenças crônicas.
Além disso, é necessário estabelecer estratégias para apoio ao cuidado das pessoas tabagistas, de maneira a garantir sua autonomia e a corresponsabilização dos atores envolvidos, com participação da família e da comunidade e, ainda, a formação profissional e educação permanente dos profissionais de saúde para prevenção do tabagismo, identificação e tratamento das pessoas tabagistas.
“Nós queremos sensibilizar a secretária para que o município implante esse tratamento antitabagismo na rede pública de Imperatriz, pois consideramos de suma importância esse programa proposto pelo Ministério da Saúde”, concluiu. (Da Assessoria)