A vereadora Terezinha de Oliveira Santos (PSDB), a Terezinha Soares, solicitou nessa quarta-feira (22/05) à secretária municipal de Saúde (Semus), Conceição Madeira, a implantação de tratamento antitabagismo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no município de Imperatriz.
Ela justifica que o tratamento deve observar a portaria nº 571 [05 de abril de 2013, do Ministério da Saúde] que disciplina diretrizes de cuidado à pessoa tabagista no âmbito da rede de atenção à saúde das pessoas com doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS).
A parlamentar observa que constituem-se diretrizes para o cuidado às pessoas tabagistas o apoio terapêutico adequado, identificação e acolhimento às pessoas tabagistas e o reconhecimento do tabagismo como fator de risco para diversas doenças crônicas.
Além disso, é necessário estabelecer estratégias para apoio ao cuidado das pessoas tabagistas, de maneira a garantir sua autonomia e a corresponsabilização dos atores envolvidos, com participação da família e da comunidade e, ainda, a formação profissional e educação permanente dos profissionais de saúde para prevenção do tabagismo, identificação e tratamento das pessoas tabagistas.
“Nós queremos sensibilizar a secretária para que o município implante esse tratamento antitabagismo na rede pública de Imperatriz, pois consideramos de suma importância esse programa proposto pelo Ministério da Saúde”, concluiu. (Da Assessoria)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14710
Comentários